Muito pensam que ter um quarto pequeno é sinônimo de ter uma decoração sem graça. Entretanto, estilizar um ambiente vai muito além da mobília. Mesmo que o cômodo seja pequeno e não seja possível utilizar muitos móveis, a decoração de quarto pequeno pode ser muito bonita.
Confira essas 9 dicas de decoração de quarto pequeno, e aprenda como ganhar espaço e deixar o ambiente com a sua cara!
1. Escolha bem as cores para decoração de quarto pequeno
Antes de mais nada, a escolha da cor para pintar as paredes pode fazer toda a diferença quando se trata de decoração de quarto pequeno. Se você quer que seu cômodo pareça maior, opte por cores claras. Não precisa ser necessariamente o branco, mas as cores claras ampliam o cômodo e passam a sensação de tranquilidade.
Além disso, é bom conhecer um pouco sobre a teoria das cores. Segundo esse estudo, as cores podem ter efeito sobre as nossas emoções, sendo que a o azul em tons pastei é ótimo para decoração de quarto pequeno, pois ajuda a relaxar. Ademais, a cor cinza também é uma boa opção, pois torna o ambiente mais aconchegante.
Por outro lado, se você não abre mão de pintar a parede com cores fortes, uma opção é colorir uma parede paralela a entrada de luz. Para não dar a impressão que o ambiente é menor, você pode pintar uma parede que seja pequena com uma cor mais viva. Dessa forma, você poderá dar a impressão que o quarto é maior, porém com um toque de cor!
Outra forma de abusar das cores é apostar em objetos coloridos. Roupas de cama, almofadas, quadros, nichos, etc., podem dar vida ao quarto. Para isso, tente equilibrar as cores quentes e frias; além de consultar o círculo cromático para saber como harmonizar as cores.
2. Abuse dos espelhos
Outra forma de ampliar o ambiente é utilizando espelhos. Quando instalados em frente a fontes de iluminação (como janelas e portas) e paredes claras, os espelhos têm o poder de dar a sensação de expansão; seja no comprimento ou na iluminação.
Para a decoração de ambientes pequenos, os espelhos podem ser utilizados em recortes na parede, em portas, nos móveis, etc. Porém, se o espelho não for apenas um objeto decorativo, você deve instalá-lo com o centro a uma altura de 1,60 m. Dessa forma, será mais fácil se enxergar!
3. Instale os móveis em linha baixa
Outro truque usado pelos profissionais de decoração para dar a sensação de cômodos mais amplos é utilizar móveis baixos. Esse tipo de móvel ajuda a ampliar o pé direito do cômodo; ou seja, a diferença entre o piso e o teto do ambiente.
Um móvel de linha baixa que está em alta é a cama japonesa. Ela é simples e próxima ao chão, ajudando aumentar pé direito; Além de e adaptar bem a qualquer estilo decorativo.
4. Otimize seu espaço
Outro truque para quem tem quartos pequenos é tentar otimiza o espaço. Entretanto, para fazer isso é importante definir o que é necessário e prático para você. Por exemplo, pode ser que você precise de uma escrivaninha no seu quarto, ou de um espaço para guardar seu livros, sapatos, etc.
Quando você souber o que precisa, procure formas de otimizar o seu espaço. Como sugestão, você pode utilizar portas de correr em vez de portas convencionais; optar por uma cama que tenha um baú, gavetas ou até uma cama alta, em que pode ser feito um pequeno escritório ou um closet em baixo.
5. Iluminação na decoração de quarto pequeno
Assim como a cor da parede, deixar o ambiente iluminado dá a impressão que ele tem mais metros quadrados. Para isso é importante utilizar luz branca; tanto de forma central como periférica.
Por outro lado, é importante tomar cuidado com o tamanho e os estilos das luminárias; uma vez que um ambiente pequeno pode facilmente ficar poluído. De forma geral, as sancas de gesso, spots embutidos e lustres pequenos ajudam a ampliar o ambiente e ficam pouco visíveis.
6. Moveis planejados podem te salvar
Embora os móveis planejados sejam um pouco mais caros, eles podem salvar a decoração do quarto pequeno.
Muitas vezes, existem espaço que podem ser muito bem aproveitados, mas é difícil encontrar um móvel pronto. Por isso, juntar um dinheiro e investir em móveis planejados pode ser de grande ajuda. Entretanto, isso não significa que todos os móveis do quarto devem ser planejados. O importante é observar quais espaços podem ser aproveitados.
Outra opção é estilizar os móveis para que eles caibam no espaço desejado; dessa forma o ambiente ficará com a sua cara!
7. Mantenha a organização
Mais importante do que qualquer técnica de decoração, é a organização. Ela faz toda a diferença, não importa o tamanho do seu ambiente. Entretanto, quando um quarto pequeno está bagunçado ou com muitas coisas acumuladas, pode dar a sensação de que é menor.
O post Ideias DIY para organização da casa: dicas fáceis e baratas mostra algumas dicas práticas de baixo custo!
8. Não exagere na decoração de quarto pequeno
Um erro comum na hora de fazer a decoração é exagerar no uso de alguns elementos. Quando vemos aquelas ideias de decoração de quartos pequenos no Pinterest, com vários objetos de estilos diversos, queremos colocar tudo em um só ambiente.
Entretanto, o ideal é escolher somente um estilo de decoração e se apegar a ele. Além disso, não se esqueça de panejar a decoração. Para isso, você pode usar alguns aplicativos para te ajudar a visualizar se o resultado é compatível com o que você quer!
9. Seja criativo
Acima de tudo, use e abuse da decoração para o seu quarto pequeno. Solte a imaginação!
O mais importante é que você se sinta bem e aconchegado no ambiente. Lembre-se que o quarto deve ser um lugar de descanso, então ao decorar o cômodo, lembre-se de colocar coisas que te ajudam a ter uma boa noite de sono.
Considerações finais
Por fim, a decoração de quarto pequeno pode ser muito estilosa e funcional. Não se esqueça do princípio básico: dar a sensação de expansão; seja com cor, iluminação ou altura dos móveis. Com isso em mente, você poderá fazer coisas incríveis em um pequeno espaço!
Deixe seu comentário!