Muitas vezes nos deparamos com certos desafios na vida. Ao se trabalhar na docência, por exemplo, o professor lida com desafios diários. Afinal, há muitos fatores que dificultam o cotidiano desse profissional. Entretanto, a decoração de sala de aula pode ajudar, e muito, a melhorar essa jornada diária.
Ao se considerar que esse tipo de decoração não será o mesmo que revestir a cozinha, você já pode começar a planejar algo diferente. Dessa forma, é preciso ter em mente que você estará trabalhando com algo coletivo e que precise agradar a todos os seus alunos. Assim, sem que seja ofensivo para alguns, você precisa conhecer bem a sua turma.
Portanto, conheça hoje algumas dicas para a decoração de sala de aula! Somente assim você poderá proporcionar um ambiente saudável para seus alunos.
A decoração de sala de aula: por que aderir?
Ao se considerar os índices de evasão escolar e o desânimo escolar, é comum considerar alguma mudança no sistema. Ainda que existam diversas formas de se trabalhar a docência, de melhorar a didática e proporcionar uma boa aula, nem todas as soluções são o suficiente. Por exemplo, as pesquisas acadêmicas da área da pedagogia indicam crescimento de melhorias na didática, mas não é o que acontece na prática.
Na realidade, muitos alunos se sentem cada vez menos motivados. Outras precisam lidar com problemas maiores foras do ambiente escolar. Além disso, muitos professores não sabem nem por onde começar a mudar essa realidade. Assim, é bem difícil manter a atenção do aluno voltada para a sala de aula.
Exceto quando você pensa em como melhorar aquele ambiente nesse exato momento. Muitos estudos apontam que falta motivação também por parte do professor, e isso é um erro. O professor é a forca motriz daquela sala de aula e é ele quem deve comandar as rédeas dessa carruagem. O aprendizado depende quase que unicamente dele, ainda que nasça do diálogo social entre ele e os alunos.
Assim, a decoração de sala de aula pode oferecer alguns desafios e tanto. No entanto, oferece recompensas ótimas e que devem ser aproveitadas. Afinal, não tem um lado melhor que proporcionar o crescimento daquele aluno, intelectualmente falando. Tornar o aluno um cidadão apto é ensiná-lo a ter pensamento crítico, o que pode ser alcançado com medidas simples.
Decoração de sala de aula: muito mais que estímulo
Contudo, é preciso lembrar algumas questões que envolvem a decoração de sala de aula. Primeiro, ainda que você esteja tentando diminuir o índice de evasão escolar, essa não pode ser sua única motivação. Afinal, é um levantamento do Brasil inteiro e uma única escola não é capaz de mudar isso. É muito mais que estímulo, mais que ir contra os índices. Ser professor é acreditar no seu aluno mais que em si mesmo.
Dessa forma, o segundo ponto a se considerar nessa discussão, é que você deve fazer isso pelo outro. Esqueça o que dizem as pesquisas, os pais e os academicistas, seus alunos são importantes. E, por isso mesmo, é que eles devem ser o foco desse projeto. Logo, não adianta de nada fazer uma decoração de sala de aula com tema circense se sua sala de aula prefere outros tipos de passeio.
Assim, quando você trabalha, em sala de aula, com questões para além do estímulo contra a evasão escolar, você torna seus alunos críticos. Eles são capazes de tomar suas próprias decisões, inserir-se no universo acadêmico e ter plena consciência do mundo ao seu redor. Neste último ponto, para rebater as injustiças sociais e as desigualdades de todo tipo, uma vez que o aluno cresce a medida em que cria empatia pelo outro.
Como chegar a um consenso?
Muitas vezes é difícil convencer uma sala a trabalhar na decoração de sala de aula sem motivo aparente. Por exemplo, é fácil convencer uma sala a enfeitar a sala para o dia das bruxas ou para o natal, bem como para o carnaval. Mas é difícil convencer a fazer isso no cotidiano.
Posto isso, tenha consciência de que essa tarefa é única do professor. Ele deve ser esse guia, estabelecer o que será alterado e de que forma. Além de pensar didaticamente como essas mudanças alterarão as relações sociais e educacionais daqueles alunos. Isto porque não se trata apenas de meros enfeites, tem todo um trabalho pedagógico por traz desse trabalho.
E, acredite, muitos professores, pais e até a própria coordenação dirão que se trata apenas de um enfeite bobo. Nesse momento, você não pode se desesperar e provar porque o seu argumento é válido. Logo, de que forma será feito? Por quem? Por qual motivo? Seja uma pessoa concisa e coerente ao falar sobre isso.
No entanto, é preciso ter noção de que algumas coisas nunca serão realidade. Então, não adianta querer colocar um piso laminado em sala de aula, a diretoria não irá aprovar esse projeto. Uma vez que também pode ser perigoso para o aluno um chão mais escorregadio sem proteção nenhuma.
Dicas de decoração de sala de aula
Agora que você já compreendeu bem o que significa trabalhar com decoração de sala de aula, não tem porque se estender muito. Conheça agora algumas dicas essenciais para fazer uma boa decoração.
Conheça o espaço
É preciso sempre lembrar que cada sala de aula tem um espaço diferente e uma organização diferente. Isto porque cada turma é composta por uma relação social que funciona bem naquele ambiente. Para que você consiga fornecer uma boa decoração com resultados positivos, conheça seu espaço.
É preciso conhecer aquela turma e do que ela gosta. Não adianta querer fazer apenas as suas vontades ou isso pode levar a um resultado fora do esperado. Assim, você pode acabar desestimulando no lugar de estimular os alunos. Ao trabalhar com os gostos do aluno, você aprende com eles e eles com você.
Demonstre orgulho
Não tem nada melhor na vida de um professor que ver seus alunos crescendo. Como os docentes convivem muito com aquelas crianças, é comum ter apego. No entanto, muitas vezes os alunos podem ter úvidas com relação ao professor. Isto porque eles também têm certa insegurança se o professor nunca diz nada sobre a turma.
Para evitar esse tipo de problema no futuro, o ideal é usar a decoração de sala de aula para se mostrar orgulhoso. Assim, você pode utilizar as paredes para expor os trabalhos, incentivar que eles façam atividades e construir dinâmicas pedagógicas. Por exemplo, em uma escola, uma professora começou um poema e todo dia um aluno podia continuar, com suas palavras, a escrever. Ao trabalhar com a criatividade, a professora fez com que eles se interessassem pela matéria e ainda melhorassem a escrita.
Use a decoração a seu favor
Se você lida com uma turma do ciclo inicial e que ainda não sabe muito bem como organizar suas próprias coisas, você pode mudar essa realidade. Não se esqueça que você pode usar a decoração de sala de aula para fazer caixas em MDF individuais para seus alunos.
Desse modo, cada um deles terá o seu espaço pessoal para guardar o material ou coisas pessoais. O cuidado que eles começam a ter com as próprias coisas e com os materiais do colega é maior. Além disso, esse tipo de decoração de sala de aula estimula o melhor do aluno. Ou seja, a vontade de permanecer no local, bem como de estudar e de zelar por seus bens e dos outros.
Deixe seu comentário!