Decoração

Decoração para consultório de psicologia

Decoração para consultório de psicologia

A decoração para consultório de psicologia é, infelizmente, frequentemente deixada de lado. Ao passo que ela detém um papel relevante nas percepções dos pacientes acerca da clínica e seus profissionais, esse elemento não deve, de modo algum, ser negligenciado.

Entretanto, o espaço, além de elegante, agradável e convidativo, deve ser, também, funcional, propiciando bem-estar aos funcionários e pacientes. Porquanto a estética tenha a sua importância, essa iniciativa pode contribuir para que o seu consultório obtenha destaque.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, excelentes dicas para ajudar você na decoração para o seu consultório de psicologia, a fim de atrair mais pacientes e obter o tão merecido sucesso nessa nobre profissão. Boa leitura!

5 ótimas dicas de decoração para consultório de psicologia

Aposte em cadeiras confortáveis

Uma vez que o conforto dos pacientes é algo essencial para o seu bom atendimento, ao selecionar as cadeiras, não leve em consideração apenas os seus elementos estéticos.

Com a finalidade de oferecer o que há de melhor em seu consultório, aposte em peças que assegurem o conforto não apenas aos profissionais que atuam na clínica, mas, sobretudo, aos pacientes.

Conquanto sejam necessárias cadeiras confortáveis em sua sala de espera, elas também podem auxiliar na tarefa de acalmar os pacientes mais ansiosos ou, até mesmo, aborrecidos com eventuais atrasos na consulta.

Às vezes, “detalhes” como esses podem fazer toda a diferença, à medida que tornam mais agradável o tempo de espera. Seja como for, essa iniciativa é capaz de alterar a percepção sobre a clínica e, inclusive, influenciar no prosseguimento das consultas.

Sala de atendimento

Todavia, é necessário, antes de mais nada, refletir sore quais os tipos de atendimentos que serão realizados. Igualmente, se você atender famílias ou casais, será preciso, além de sua poltrona, contar com, ao menos, mais dois assentos que acomodem confortavelmente um casal.

Com o intuito de atingir esse objetivo, ter puffs é uma opção interessante, uma vez que eles podem ser usados esporadicamente. A saber, caso você atenderá crianças, será preciso organizar o seu espaço de modo que ele permaneça funcional e alegre.

Em síntese, é necessário propiciar um ambiente realmente aconchegante aos seus pacientes, com poltronas confortáveis. Por exemplo, o ideal é que todas tenham a mesma altura.

Embora nem sempre seja fácil cumprir essa exigência, verifique previamente a altura dessas poltronas, antes de se decidir pela compra. Inesperadamente, pode haver sensíveis diferenças entre elas, de modo que, ao sentarem-se, o terapeuta e seu paciente não fiquem alinhados.

Nesse sentido, a disposição conhecida como “10 para as 2” das poltronas é, também, importante para que os pacientes não se sintam desconfortáveis ou confrontados. Anteriormente, é preciso garantir uma certa distância entre esses móveis. Outrossim, se forem deixados muito longes, os atendimentos podem ficar frios e distantes.

Ainda que seja necessário atentar-se, também, para que as poltronas não fiquem muito próximas, uma vez que isso pode torná-las desconfortáveis ou intimidadoras, desde o ponto de vista dos pacientes. Em contraste, uma boa sugestão é manter uma distância em torno de 1,30 metro entre as poltronas.

Fique atento ao mobiliário infantil

Por consequência, as atividades dos psicólogos com crianças abrangem atividades lúdicas, de desenho ou de escrita. Pois, para atender adequadamente, é imprescindível uma mesa infantil na decoração para consultório de psicologia.

Precipuamente, as mesas infantis comercializadas em lojas são, geralmente, feitas somente para o uso das próprias crianças, de modo que elas não têm altura suficiente para acomodar as pernas de uma pessoa adulta.

Em suma, não é raro que, nesses casos, os profissionais tenham que se sentar de lado. Por analogia, após alguns atendimentos, é provável que a posição gere um grande desconforto.

Assim, é altamente recomendável encomendar uma mesa infantil ou adaptar uma comprada em lojas convencionais, para que ela fique em uma altura tal que viabilize posicionar as pernas embaixo.

Decoração para consultório de psicologia

Dê especial atenção à organização e iluminação do espaço

De tal sorte que o primeiro espaço pelo qual os pacientes têm contato ao adentrarem em seu consultório, a recepção demanda cuidados adicionais no planejamento da decoração.

Dessa forma, para impedir que o ambiente transmita a impressão de insensibilidade e frieza, invista em iluminações indiretas, pois elas deixam qualquer ambiente mais aconchegante e receptivo.

Ainda mais, é necessário atentar para a disposição exata dos móveis em sua recepção. Apesar de ser imprescindível facilitar a circulação de pessoas, procure não posicionar, por exemplo, todas as poltronas ou cadeiras no mesmo espaço.

Primordialmente, convém evitar quaisquer objetos que possam dificultar a mobilidade de pessoas com deficiência (PCD), com necessidades especiais de locomoção ou idosos.

Por causa de uma imperiosa necessidade de evitar acidentes, é altamente recomendável ficar atento na escolha de móveis que apresentem quintas pontiagudas ou artefatos com peças pequenas ou decorações em vidro.

Com efeito, isso deve ser alvo de atenções ainda maiores se a circulação de menores de idade for comum pelo ambiente. Depois que tiver tomado essas precauções, concentre-se em manter a recepção segura e funcional, transmitindo uma mensagem de organização e profissionalismo.

Leve a acústica em consideração

Por isso tudo, os cuidados com o isolamento acústico também são de grande importância. Conforme as divisórias entre as salas sejam feitas em materiais como o gesso acartonado, é possível obter esse efeito com lãs ou mantas dentro dessas paredes.

Só para ilustrar, ainda que a alternativa supracitada seja a mais comum nos escritórios em geral, os consultórios de psicologia se beneficiam mais de paredes duplas, com placas de gesso reforçadas com mantas adicionais.

Logo depois, peça à empresa contrata instalar fitas de isolamento: elas ficam entre as paredes e o chão, à medida que os sons também podem se propagar pelo piso. No momento em que estiver a tomar essas decisões, tenha em mente que as portas são uma espécie de vilãs dos isolamentos acústicos.

Ao mesmo tempo, portas com boas borrachas de vedação e bem maciças podem ser vantajosas. Como resultado, há, nos dias atuais, sistemas bem interessantes que vedam os espaços que ficam entre as portas e o chão, sendo acionados assim que as portas se fecham.

Dessa maneira, outra excelente ideia para a decoração para consultório de psicologia é colocar bastante lã de rocha ou de vidro. Elas devem estar no interior das estruturas das portas que forem ocas.

Deixe seu comentário!