O designer de interiores é o responsável por ajudar no planejamento da decoração, colocação dos móveis, cores e demais aspectos de uma casa, escritório e outros estabelecimentos. Esse profissional estuda durante anos para conseguir obter a especialização necessária para essa função. Além disso, é com a ajuda dele que é possível realizar mudanças interiores na casa sem que hajam imprevistos e gastos desnecessários, além de fazer com que tudo seja feito corretamente. Para descobrir mais sobre o que faz um designer de interiores, continue a leitura do artigo!
O que faz um designer de interiores?
O designer de interiores é um profissional dotado de criatividade e muito importante para que reformas e decorações saiam como o planejado. O designer de interiores estuda durante muitos anos para conhecer os materiais que podem ser usados para situação.
Além disso, conhecem uma infinidade de combinações e misturas certas para que o espaço que está sendo reformado fique com a personalidade exata do morador. Ele também costuma fazer os projetos dos clientes e sabe exatamente como interpretar os pedidos, exigências e conduzir todo o trabalho e planejamento para atingir os objetivos do cliente.
Além disso, é um profissional que possui uma ótima comunicação para com seus colegas e clientes, já que tem total consciência do quanto isso é importante para a realização dos projetos e entrega dos mesmos. O designer de interiores também é um profissional dotado de tato e sinceridade, que sabe indicar aos clientes o que fica melhor em cada ambiente e situação.
O curso
Para ser um designer de interiores, é preciso estudar por aproximadamente 4 anos. Durante todo o curso, os alunos aprendem na prática como fazer projetos e demais técnicas. Essas aulas práticas também ensinam muito bem quais os programas eles devem utilizar para facilitar o trabalho.
Dentro do ensino superior que forma profissionais dessa área, são abordados assuntos como:
- Acessibilidade, conforto e segurança;
- Cenografia;
- Perspectiva;
- Desenho técnico;
- Estética e História da arte (moderna, contemporânea e história do design).
Muitos outros temas são abordados durante esse ensino, inclusive, temas sociais que envolvem responsabilidade social. Afinal, um designer de interiores precisa saber como ter empatia, compromisso e pensar no bem-estar de cada um de seus clientes de forma diferenciada e criativa, já que todos eles possuem personalidades distintas.
O que faz um designer de interiores? Quais suas áreas de atuação?
O mercado de trabalho para quem se forma como um designer de interiores é vasto e possibilita atuar tanto para uma empresa no papel funcionário, quanto de forma autônoma. Os projetos que essa profissão pode abranger, são muitos, como:
Decoração e paisagismo
Aqui o profissional é o responsável por juntar as peças em um ambiente de forma que elas agreguem conforto, funcionalidade e estética. Todos os elementos, até mesmo os mais simples, precisam se comunicar entre si e haver total harmonia.
Gerenciamento
Nessa área, o designer de interiores é o responsável por acompanhar o processo da reforma. É ele quem contrata a mão de obra, faz orçamentos, direciona o projeto, tira dúvidas por parte dos construtores e conversa diretamente com o cliente para auxiliar na compra dos móveis e acessórios.
Especificação dos projetos
Na área de projetos, o cliente especifica todas as exigências e o designer é o responsável por desenhar e realizar o projeto conforme as necessidades que o cliente possui.
É válido lembrar que todas essas áreas de atuação servem para diversos segmentos. O designer de interiores não atua somente em casas e apartamentos. Ele também é o responsável pelos projetos de um escritório, pavilhão, salão de beleza, loja de roupa e, até em alguns casos, pode dar ideias e ser contratado para montar um ambiente de casamento junto com os decoradores.
O que faz um designer de interiores? Qual sua rotina?
A rotina do designer dependerá muito da área que ele escolheu atuar. Se ele preferiu atuar como projetista, a sua rotina vai ser em grande parte dentro de um escritório na frente do computador com um editor de imagens aberto, e-mail, etc.
O projetista sai do escritório basicamente para fazer visitas, vistorias e participar de reuniões. Caso o profissional escolha pela área de gerenciamento, ele terá uma rotina muito mais variada e fora do comum. Afinal, precisará acompanhar o cliente em lojas e ter um contato muito próximo com os fornecedores de materiais.
Em qualquer área que ele escolha atuar, é preciso ter noção de que ele vai ter muito contato com os clientes, quase que o dia inteiro. Por isso, esse profissional precisa ter muita calma e paciência para ouvir, conversar, explicar infinitas vezes a ideia para um cliente e também mudar infinitas vezes um projeto para se adequar aos gostos da pessoa que contratou os serviços.
Em suma, a rotina do designer será rodeada por contato com pessoas e, justamente por isso, esse profissional precisa gostar de contato humano. Se você é uma pessoa um pouco mais fechada e que não deseja um contato tão próximo assim, talvez não seja a profissão mais adequada.
Salário do profissional designer de interiores
Essa é a parte que, com certeza, mais interessa para as pessoas que pesquisam sobre esse assunto. Isso depende muito da autoridade construída pelo profissional e a qualidade do serviço que ele dispõe. Outros fatores como a cidade e a experiência também contam muito.
No Brasil, a média salarial para um profissional dessa área, é de R$ 1.500,00. Porém, há casos em que esse profissional já pode iniciar na função ganhando mais de R$ 4 mil ao mês.
De qualquer forma, tudo depende muito do profissional e de diversos outros fatores, como dito anteriormente. Até mesmo porque, muitos profissionais acabam cobrando por metragem, por isso, podem tirar em um dia ou uma semana. Logo, ter uma ideia de salário fixo para esse profissional depende muito da extensão e dimensão do projeto em que ele está trabalhando.
De qualquer forma, para definir de melhor forma o que faz um designer de interiores, basta entender que ele é o responsável por embelezar um ambiente e deixá-lo exatamente com a personalidade do cliente.
Deixe seu comentário!