A parede lousa, ou também conhecida como parede de quadro negro, é funcional em qualquer cômodo da casa. Nesse artigo iremos dar algumas dicas de aplicabilidade desse tipo de parede, de modo que o comodo e a parede escolhida fique maravilhosa.
Hoje em dia bem sabemos que a decoração de ambientes (ainda mais se forem locais internos) exige um olhar bem crítico e caprichado sobre aquilo que se irá fazer, para que a arte escolhida possa ser harmonizada corretamente com o local onde a mesma será aplicada, porém podemos encontrar facilmente em revistar de decoração ou até mesmo em sites especializados na internet, dicas que possam nos ajudar a fazer algo bem simples porém, estiloso.
Que tipo de cômodos a parede lousa é mais indicada para ser aplicada?
Se está com vontade de reformar sua casa ou seu escritório, uma idéia que pode encher de estilo e personalidade a parede lousa é exatamente aquilo que você busca.
Pelo fato dela poder ser personalizada por você com sua própria caligrafia, ou com seus desenhos ou fotos, ela se torna algo exclusivo, onde somente você pode ter a sua e mais ninguém.
Mostraremos a seguir, um passo a passo para criarmos uma parede lousa em diferentes cômodos e com diversas artes.
Como iniciar uma parede lousa
Basicamente, podemos iniciar o processo de criação de uma parede lousa de duas formas diferentes: Através de pintura da parede com uma tinta geralmente fosca (que dará o efeito de lousa), ou através de um adesivo, que fará as vezes do fosco da tinta. A escolha da técnica depende exclusivamente daquilo que você achar mais fácil.
Parede lousa com tinta fosca
Em ambas as técnicas, existem os prós e os contras, o fácil e o difícil, e é por esse motivo que detalharemos ambas aqui para que você possa fazer uma melhor escolha.
Essa técnica costuma ter um acabamento bem melhor do que a técnica realizada por adesivo. A parte ruim (ou o contra) de ter que pintar a parede para se ter uma parede lousa, primeiramente é o custo com a tinta, depois que para fazer a pintura da mesma é preciso afastar dessa parede todos os móveis, retirar prateleiras e demais objetos pendurados (quando necessário) e forrar o chão para que não o suje, além do tempo que você precisa dispensar para aplicar a tinta na parede e esperar que a mesma seque. Sem contar que se não ficar boa, precisa aplicar uma segunda demão de tinta.
A parte boa, é que o efeito de lousa fica perfeito após a secagem da tinta, fazendo com que a sue parede lousa seja mais real.
Parede lousa com adesivo
O acabamento da parede lousa utilizando o adesivo não fica tão natural quanto o feito com tinta fosca. Sem contar que o adesivo vendido para essa finalidade é vendido em pedaços pequenos. Se a parede for um pouco grande, será necessário a utilização de vários pedaços e, nesses casos, as emendas são inevitáveis. Por se tratar de adesivo, pode ser que durante a aplicação do mesmo (se não for feito de forma correta) podem ficar com bolhas. Para isso, a parede escolhida deve ser pelo menos o mais lisa possível para ajudar na aplicação. Outro grande problema que podemos encontrar será encontrarmos esse tipo de adesivo fosco. Essas seriam as partes ruins de se escolher por essa técnica.
A parte boa de escolher essa técnica é justamente a praticidade que ela oferece. É somente pegarmos o adesivo e aplicarmos o mesmo sobre a parede que queremos transformar em parede lousa e não precisamos mover móvel algum, não precisamos forrar chão para não ter sujeira e muito menos não precisamos esperar por horas para que o mesmo seque para só então podermos utilizá-lo.
Optando pela parede lousa com tinta, qual a tinta adequada?
A tinta escolhida não precisa ser necessariamente da cor preta, desde que seja fosca. Podemos encontrar a parede lousa em alguns estabelecimentos (mais comum em restaurantes e lanchonetes), e as cores podem variar bastante entre o preto, verde ou até mesmo o azul.
Para que a parede possa ficar o mais uniforme possível, é interessante passar 2 ou até mesmo 3 camadas de tinta, até mesmo para evitar que a mesma fique manchada.
Com o sucesso que vem sendo o uso da parede de lousa nas residências, escritórios e em alguns estabelecimentos comerciais, existem algumas marcas de tinta que já começaram a desenvolver tinta específica para essa finalidade.
Com minha parede lousa já pronta, o que posso fazer nela?
A finalidade maior de se fazer uma parede lousa, é justamente para decoração. Lembrando que para que o efeito possa ser mais destacado, é indicado que se escolha uma parede sem nenhum empecilho visual e bem iluminada.
Aqui daremos algumas dicas para que você possa customizar a sua parede lousa e aproveitar.
Calendário
Essa idéia é mais utilizada em ambientes como escritório, onde precisamos lembrar de nossos compromissos diariamente e, dependendo do dia, várias vezes ao dia.
Para confeccionarmos um calendário na nossa parede lousa, podemos desenhar alguns quadrados com um giz, e em cada quadrado colocarmos um dia da semana.
Agenda
Semelhante à ideia acima, confeccionar uma agenda em nossa parede lousa pode ser muito útil quando temos problemas em lembrar os nossos compromissos diários.
Nela podemos colocar, assim como no calendário, um quadrado para cada dia da semana, e dentro desse quadrado fazermos as nossas anotações.
Mural de fotos
Podemos utilizar nossa parede lousa também como um grande e belo mural de fotos. Aqui a ideia seria unir a fixação de fotos na parede com alguns comentários sobre as mesmas, inserir datas, desenhos e molduras.
Espaço livre para crianças
Aqui podemos criar a parede lousa em residências onde tiver crianças, que gostam muito de desenhar. Elas, em posse de giz colorido, podem colocar a imaginação pra fora e transformar em arte na parede aquilo que tem dentro de suas cabeças.
Mural de recados
O mais comum é usar a parede lousa para deixar o seu recado, seja para alguém da sua família, para um colega de trabalho ou alguma pessoa desconhecida (em caso de lanchonetes).
Esse tipo de dica está sendo muito utilizada para que as pessoas possam expressar as suas ideias e opiniões.
Essas são apenas algumas de inúmeras dicas que você pode fazer com a sua parede lousa. Espero que tenham gostado dessa novidade que vem tomando conta de diversos espaços e que você, ao entrar em algum estabelecimento que possua uma parede lousa, possa também deixar ali a sua marca registrada.
Deixe seu comentário!