Também conhecidas como tapetes, as passadeiras de crochê são um item muito simples, mas que fazem muita diferença quando o assunto é decoração.
Quando queremos mudar algo dentro de nosso lar, muitas vezes pensamos em coisas que as vezes estão fora do nosso alcance. E essa mudança pode estar muito mais acessível do que imaginamos.
Utilizando-se da técnica do crochê, podemos decorar não somente o piso, mas como também diversos móveis de nossa casa gastando pouco.
A parte boa de se utilizar passadeiras de crochê como itens de decoração em nossas residências, é que facilmente encontramos modelos e passo a passo na internet para podermos fazer nossas próprias peças, muitas vezes personalizadas com nosso gosto e nossa cor preferida.
A utilização de passadeiras de crochê compridas, dá uma sensação de ambiente mais amplo. Cômodos pequenos e estreitos, podem ter uma nova vida quando utilizamos passadeiras de crochê com listras em cores vivas, por exemplo. Em casas onde o teto é muito baixo, a utilização dessas passadeiras faz com que o foco fique voltado mais para o chão.
Em todos os casos, uma linda passadeira de crochê sempre é bem vinda. Muitas vezes conseguimos identificar o estilo dos moradores de uma casa através dos itens de decoração que encontramos nele, dentre eles, as passadeiras de crochê. Um local com passadeiras com estampas floridas ou de coração, claramente nos mostra que ali mora pessoas românticas. Se as estampas são mais geométricas ou sem estampas (lisas), nos mostram moradores mais modernos e simples.
Modelos de passadeira de crochê
Há inúmeros modelos de passadeiras de crochê que podemos encontrar em diversos sites de artesanato na internet. Aqui listaremos alguns e em seguida mostraremos passo a passo como fazer um desses modelos.
- Passadeiras de crochê para mesas
- Passadeiras de crochê para piso
- Pequenas passadeiras de crochê utilizadas como jogo americano
- Passadeiras de crochê com estampa Chevron
- Conjunto de passadeiras de crochê para banheiro
- Passadeiras de crochê para serem utilizada sobre móveis e eletrodomésticos (fogão, por exemplo)
Passo a passo para fazer uma passadeira de crochê
Diante dos modelos citados acima, escolhemos o modelo mais comum de se encontrar na maioria das casas: a passadeira para pisos.
Mostraremos um modelo mais simples, porém não menos belo
Para fazermos esse modelo de passadeira, iremos precisar dos seguintes materiais:
- Linha de crochê na cor de preferencia. A espessura da linha também vai de acordo com o seu gosto. Pode ser utilizado também como material, ao invés da linha para crochê, barbante.
- Tesoura
- Agulha de crochê
Como podemos notar, iniciar uma passadeira de crochê não necessita de muita coisa e veremos que o resultado desse trabalho será maravilhosamente lindo.
- Primeiramente, para fazermos esse modelo de passadeira, será necessário um cordão com 92 correntes, voltando na 5ª corrente fazendo ponto alto.
- Fazendo dessa forma, teremos 2 pontos altos juntamente com a corrente que voltamos
- A cada corrente, continue fazendo 1 ponto alto onde, no total, serão 88 pontos altos.
- Para prender na próxima carreira, puxe a sobra ca carreira anterior para cima, amarrando e cortando as sobras.
- Agora faça duas correntes na agulha, enrolando o barbante ou linha de crochê, virando o trabalho, fazendo com que seja alinhado ponto alto com ponto alto, por 6 vezes. Finalizado essa fileira, aproveite para esconder as sobras nos pontos seguintes.
- Usando uma outra agulha de apoio, costure os pontos altos. No fim, abra o fio ao meio e dê um nó.
- No próximo passo, para iniciarmos os detalhes, faça duas correntes e pule dois pontos na carreira anterior. Repita o passo de duas correntes pulando dois pontos até o fim da carreira, formando 5 espaços.
- A seguir, faça uma sequencia de 22 pontos altos. Logo após, faça duas correntes pulando novamente dois pontos da carreira anterior. Encerrando essa fileira, faça novamente mais 22 pontos altos.
- Aqui repetiremos o passo 7, a fim de obter novamente os 5 espaços, com a diferença de finalizar com 7 pontos altos, de modo que o ultimo ponto seja o início da próxima carreira.
- Enrolando o barbante ou linha de crochê na agulha, faça duas correntes e volte com um ponto alto por cima de ponto alto.
- Na parte onde fizemos os espaços, faça duas correntes e ponto alto, também em cima do ponto alto.
- Siga com ponto alto em cima de ponto alto na parte fechada da carreira. Quando faltar 3 pontos para chegar ao espaço, faça duas correntes, pulando dois pontos. Finalize com um ponto alto em cima do ponto alto.
- Entre duas correntes, faça 2 pontos altos, fazendo outro ponto alto em cima do primeiro. Faça novamente uma corrente pulando 2 pontos e siga com ponto alto sobre ponto alto até chegar na próxima parte vazada.
- Inicie novamente uma carreira, lembrando que o último ponto alto sempre será na segunda corrente.
- Enrole novamente o barbante ou linha de crochê na agulha e faça duas correntes, voltando com ponto alto em cima de ponto alto até que falte 3 pontos.
- Para intercalar, sempre faça espaço com duas correntes, fazendo ponto alto sobre o ultimo ponto da carreira anterior.
- Ainda intercalando, faça 2 pontos altos, logo após, um ponto alto em cima do primeiro ponto da carreira anterior.
- O próximo passo faça novamente duas correntes, pulando 2 pontos e em seguida, ponto alto sobre ponto alto. Faça isso até chegar a parte vazada.
- Na figura abaixo, podemos ver que o desenho no centro da passadeira vai se abrindo e ganhando forma.
- Já os desenhos lateria não sofrem muita mudança conforme podemos ver na imagem.
- Nos espaços vazios, você continua intercalando como nos passos acima. Onde tem espaço, na próxima carreira fica fechado.
- Repita os passos até que sobre apenas 4 pontos do desenho central.
- Aqui precisamos prestar atenção pois os passos começam a complicar. Após a 8ª carreira, o passo começa a se inverter.
- Quando finalizar o desenho central, faremos ponto alto somente na parte que forma esse desenho do centro, pois as laterais ainda continuarão a serem trabalhadas.
- Para dar o acabamento, com o barbante ou linha de crochê ainda na agulha, passe no alto do primeiro ponto baixo e passe de volta pelo último ponto. Para arrematar, divida o vio em duas partes, dê um nó e corte as sobras.
Veja também:
- Mesa com cavalete: por que não inserir no seu espaço?
- Mantas para sofá: charme, elegância e conforto para sua decoração
- Pisos com cimento queimado: beleza e versatilidade
Deixe seu comentário!