Uma prateleira invisível é uma prateleira presa a uma parede sem meios visíveis de suporte. Para tanto, você normalmente precisa de três componentes principais para fazer uma prateleira “flutuar” na parede. Ou seja, a prateleira, a parede e um suporte adequado para prateleira invisível.
Sem dúvida, essas prateleiras flutuantes tem feito cada vez mais sucesso. Afinal de contas, elas são bonitas, fáceis de construir, acessíveis e baratas. Além disso, apesar de não terem suportes visíveis, são incrivelmente fortes e resistentes. Assim, elas parecem flutuar na parede, sem necessidade de ferragens ou suportes desajeitados.
Prateleira invisível
Uma prateleira invisível é uma forma de prateleira com suas fixações na parede, que são escondidas dentro do painel da prateleira. Assim, são chamadas de “invisíveis” pois não possuem suportes de sustentação visíveis. Normalmente, essas prateleiras são mantidas no lugar por parafusos inseridos na parte inferior da peça.
Para suportes típicos de prateleiras invisíveis, é recomendado suportes de sustentação com um diâmetro de 12 mm. Afinal, estes podem suportar uma prateleira com pelo menos 22 mm de espessura e carregada com 20 quilos. Os suportes de 18 mm, por sua vez, podem suportar 30 quilos em uma prateleira de 28 mm.
Para que usar prateleira invisível?
Sem dúvida, as prateleiras invisíveis são perfeitas para exibir suas coleções, fotos, lembranças de viagem ou qualquer outra coisa. Sem os suportes e toda equipagem pesada que você encontraria nas prateleiras ou kits comprados nas lojas, essas prateleiras parecem estar suspensas no ar.
Além disso, uma prateleira invisível é também forte e muito resistente. Embora essas peças, de fato, não sejam projetadas para acomodar um conjunto antigo e grosso de enciclopédias, alguns modelos certamente seriam capazes de fazê-lo. Afinal de contas, os parafusos de retenção e grampos que prendem a prateleira à parede garantem uma boa fixação.
Como funciona?
Existem várias maneiras de pendurar uma prateleira, mas o apelo de uma prateleira invisível é que não há equipamento de sustentação visível acima ou abaixo da prateleira. Em vez disso, ela funciona sendo composta de parafusos e grampos fixados à parede.
Como fazer uma prateleira?
Seja você um amante dos livros, um entusiasta da decoração da casa ou ambos, as estantes invisíveis podem ocupar um espaço na parede com máxima eficiência. O funcionamento dessas estantes invisíveis do tipo caseiras (ou “faça você mesmo”) usa livros de capa dura para montar as prateleiras.
O resultado final é super criativo, charmoso e mágico, pois faz parecer que os livros empilhados estão flutuando no ar. Mas, se você não quiser estragar seus livros, pode comprar prateleiras prontas de diversos materiais. A boa notícia é que elas são fáceis de achar e também de instalar.
Basicamente, se você for usar livros, você precisará de um ou dois suportes de parede de metal. Assim, enrosque-os na parede para que fiquem nivelados um com o outro. Verifique também se eles estão próximos o suficiente para segurar o livro que você deseja colocar na parte inferior da prateleira. Além disso, é recomendado espaçá-los um centímetro e meio de distância.
Existem vários prós e contras para cada método, mas você acaba basicamente com o mesmo resultado no final. As perguntas que determinam qual método você usa (caseiro ou comprado) são realmente sobre orçamento, acesso a ferramentas, praticidade e algumas sobre as circunstâncias em que as prateleiras viverão.
Prateleira invisível com livros: faça você mesmo
- Primeiramente, escolha um livro que seja adequado, isto é, que você não queira ler novamente. Este será o livro “sacrificial” para compor as prateleiras. Como apoiará os demais livros, é necessário que você escolha um grande e de capa dura para um melhor funcionamento.
- Em seguida, abra a contracapa do livro e use sua fita métrica para encontrar o ponto intermediário.
- Faça uma marca no meio do caminho na página.
- Coloque um lado plano do suporte em L na página e trace o contorno, utilizando as marcações desenhadas para mantê-lo no centro.
- Se os orifícios dos parafusos utilizados pelo suporte estiverem também no centro, procure alinhá-los junto das marcas para facilitar.
- Use sua faca para cortar as páginas do livro seguindo o contorno do suporte.
- Certifique-se de cortar profundamente. Ou seja, o suficiente para que a capa traseira do livro possa ser bem fechada contra as páginas uma vez que for inserido o suporte.
- Coloque o suporte em L no entalhe, certificando-se de que a barra da vertical do “L” está apontando em direção à capa do livro. Isso permitirá que você vire e pendure com o lado direito para cima quando estiver pronta.
- Faça um entalhe na borda superior do livro para o suporte em L. Dessa forma, o livro pode ficar encostado na parede.
- Pegue sua broca e faça os furos no suporte em L.
- Aparafuse o suporte em L ao livro. As páginas levantam o parafuso quando você o insere, então use sua mão para segurar as páginas.
- Faça dois furos perto dos cantos externos do livro, um de cada lado.
- Com a inserção de parafusos nos buracos, pregue as páginas.
- Cubra a contracapa interna do livro com cola e feche-a.
- Coloque uma pilha de livros ou algum outro tipo de peso em cima e deixe secar por pelo menos 8 a 12 horas. A menos que você queira que a contracapa se abra depois de pendurar a prateleira, trapacear nesse estágio não é aconselhável.
- Em seguida, monte o suporte na parede usando parafusos grandes.
- Para manter a prateleira nivelada, aperte o suporte com um único parafuso, coloque um nível no livro, faça os ajustes necessários e prenda a prateleira com um segundo parafuso.
- Empilhe livros na prateleira invisível. Para ocultar o suporte em L, empilhe-o alto, de preferência do maior para o menor.
Deixe seu comentário!