Quando um casal se torna pai, eles passam a ser responsáveis por outra vida. Por isso mesmo, é muito complicado tomar as decisões certas. Com quais roupas vestir? Como preparar para a vida? Será que farei tudo certo? E, acredite ou não, tudo começa já na decoração do quarto. Todas essas inseguranças consomem um casal quando enfrentam a decoração para quarto de gêmeos, por exemplo.
Aliás, é mais fácil fazer os revestimentos para cozinha que lidar com esse tipo de decoração sozinho. Se com uma criança já é difícil tomar algumas decisões, com duas então é quase impossível. No entanto, tudo pode ser muito simples se vocês respirarem fundo e se acalmarem por completo.
Cada decisão bem pensada é um alívio, por isso o casal deve ficar tranquilo no processo inteiro. Dessa forma, boas decisões serão tomadas e você saberá que fez o melhor possível para que aquelas crianças ficassem confortáveis.
Portanto, é hora de conhecer algumas dicas de decoração para quarto de gêmeos.
Decoração para quarto de gêmeos: o dilema das cores
Como o casal está lidando com uma dose dupla, é importante pensar em alguns aspectos inicialmente. Entre os mais importantes, a cor talvez seja a que causa maior confusão. Afinal, se já é difícil agradar um ser humano, dois é quase que impossível. Mas repare que a palavra “quase” foi utilizada e, dessa forma, o casal não está diante de uma missão impossível.
Antes de nascerem, já é difícil escolher a cor do quarto, porque ainda estamos presos a vários estigmas. Assim, essa perspectiva da sociedade se projeta em nós e tentamos pensar na melhor solução sem encontrar nada concreto. O que acontece, por fim, é que pensamos demais na cor ideal para um quarto, sem o estresse desse pensamento seja necessário.
Muitas dúvidas acabam por rondar a nossa mente nesse momento: pintar de azul ou de rosa? E se for um casal de gêmeos? Como resolver esse problema? Acredite se quiser, mas muitos pais preferem lidar com a nova decoração da casa de campo no lugar de escolher entre essas cores. Basta ter um pouco de paciência e respirar fundo antes de bater o martelo.
A teoria das cores para quarto de gêmeos
Como dito anteriormente, é normal não saber como lidar com aquilo que a sociedade estipula. Por exemplo, as cores rosa e azul são associadas a meninas e meninos, respectivamente, porque construímos esse significado. E essas cores nada são além de um conjunto de significados que aplicamos.
Assim, os seus meninos não serão mais afeminados porque o quarto deles foi pintado de rosa na infância. E o inverso também é verdadeiro, pois as cores não são capazes de ditar a personalidade de ninguém. São apenas uma forma de expressão dos sentimentos ou algo estético.
Por isso mesmo, a teoria das cores é muito importante no momento da decoração do quarto de gêmeos. Por exemplo, você sabia que o rosa costuma deixar as crianças agitadas? Bem como o vermelho? Enquanto o azul costuma relaxar e acalmar a mente das crianças? Todas essas informações precisam ser consideradas no momento de se construir um ambiente saudável e seguro. Além de conter muito amor, carinho e cuidado com o desenvolvimento infantil.
Algumas dicas para quarto de gêmeos: como fazer a decoração?
Agora que compreenderam um pouco melhor sobre a cor do quarto e eliminou o primeiro obstáculo, está na hora de se aprofundar no planejamento. Afinal, infelizmente um quarto não se constrói apenas com a cor escolhida. É preciso, então, garantir que o ambiente seja completo, seguro e saudável, porque demonstra carinho e cuidado com o desenvolvimento infantil.
Prontos para conhecer algumas dicas bacanas para o planejamento do quarto de gêmeos? Vamos lá!
Segurança sempre em primeiro plano
Para garantir o bom desenvolvimento dos seus filhos, é preciso pensar em alguns fatores, como a sociabilidade, por exemplo. Porém, já no início de suas vidas, a segurança física é o que sempre norteia a mente dos pais. Sobretudo se os pais forem de primeira viagem, e por isso é preciso cautela para que a proteção não se torne excessiva.
Assim sendo, pisos laminados não são uma boa ideia para quarto de gêmeos. Primeiro porque eles podem escorregar e segundo porque não é o ideal para as brincadeiras enquanto se desenvolvem. Prefira, portanto, um chão com carpete, que é macio e seguro. Tenha cuidado apenas com as alergias das crianças, uma vez que o carpete precisa de mais cuidado, mas garante a segurança.
Brinquedos organizados
Como os pais estão lidando com uma dupla, os brinquedos também serão duplicados. Logo, é preciso pensar em como organizar esses brinquedos da melhor maneira. Assim, apenas as caixas organizadoras podem não dar conta do recado e deixando a desejar na organização.
Nesse caso, uma ótima dica é utilizar das estantes inferiores. Sabe aquelas que ficam basicamente grudadas no chão? Então, além de ser um charme, não apresentam perigo físico e ainda por cima conseguem organizar o quarto de gêmeos. Sem que vocês precisem se esforçar em excesso para manter tudo em ordem.
Os mínimos detalhes importam em quarto de gêmeos
Durante a primeira infância, tudo aquilo que os pais fazem com os filhos fica guardado na memória afetiva. Desse modo, se o casal costuma discutir com frequência, esse sentimento será guardado por seus filhos. Bem como se o desenvolvimento for feito a base de amor e carinho.
A memória afetiva ajuda a moldar a personalidade da criança e, consequentemente, do adulto que irá se tornar. Assim, os mínimos detalhes do quarto de gêmeos devem ser pensados com cuidado extremo. Colocar tapetes de crochê dá um ar aconchegante e acolhedor, enquanto enfeitar com quadros pode estimular a criatividade. A construção do ambiente fornece a primeira forma de amor entre pais e filhos que as crianças conhecem.
Ouçam seus filhos
Essa dica pode parecer um pouco vaga ou “mais do mesmo”, mas acredite, é importante ouvir suas crianças. A medida em que os gêmeos começam a crescer, mudanças no quarto devem acontecer necessariamente. Primeiro porque é preciso adequar ao crescimento e depois porque a personalidade começa a se moldar.
A personalidade, então, deve ser avaliada com cuidado, já que gêmeos são parecidos apenas na aparência. Na maior parte dos casos, a personalidade entre as duas crianças diverge muito e pode ser um problema planejar um quarto de gêmeos completamente diferente. Portanto, ouça com atenção a demanda dessas crianças e tente adaptar as ideias da melhor forma que conseguir.
Se um dos gêmeos gosta de rosa e outro de azul, encontre o meio termo no verde ou no amarelo. Se os dois querem a cama perto da janela, tente remanejar os móveis. Aos poucos, você perceberá que as mudanças não serão tão difíceis quanto aparentam no que diz respeito ao quarto de gêmeos.
Deixe seu comentário!