Fazer sabonetes artesanais com certeza não é a coisa mais simples do mundo, mas por outro lado, temos a certeza de que pode ser algo apaixonante. Os sabonetes artesanais caíram no gosto de muitas pessoas nos últimos tempos, e muitas delas estão interessadas em compra-los ao invés dos velhos sabonetes comuns encontrados no supermercado.
- Leia também – Como vender artesanato na internet: 7 dicas infalíveis!
Se você é uma entusiasta apaixonada por fazer sabonetes ou se você quer fazê-los para vender e começar seu próprio negócio, aqui você confere duas ótimas receitas de sabonete artesanal para fazer em casa. A primeira mais simples, a segunda mais complexa. Comece a testar e fazer seus sabonetes artesanais hoje mesmo.
Sabonete de Aloe Vera
O Aloe vera é uma planta suculenta da família Xanthorrhoeaceae, que cresce nos desertos da África Austral. O Aloe é extraído espremendo as folhas do tipo cacto de plantas, este líquido esverdeado é usado para induzir o vômito e não deve ser consumido. No entanto, tem virtudes extraordinárias se usado topicamente na pele. Para este sabonete, você só precisará de 1 a 2 colheres de sopa.
O Aloe vera tem tantas propriedades saudáveis que é quase impossível listar todas elas: é anti-infeccioso, anti-inflamatório e calmante em cortes e queimaduras; promove a cura e regeneração da pele; acalma e cura feridas, hematomas, dores musculares ou articulares, acne, manchas na pele e assim por diante, por isso, esse é um ótimo sabonete artesanal para se ter em casa.
Receita de sabonete artesanal de Aloe Vera
Ingredientes:
- 230 ml de água mineral
- 90 ml de soda cáustica (lixívia)
- 700ml de azeite extra virgem
- 12 ml de cera de abelha
- 55 ml de suco de aloe vera
- 5,5 ml de óleo essencial de 0 hortelã
Como fazer:
- Usando luvas e óculos, despeje água mineral em uma grande panela. Adicione lentamente a soda caustica, mexendo suavemente até dissolver. Muito cuidado para não deixar a soda cair em seu corpo, uma vez que ela pode causar queimaduras graves.
- Usando um termômetro, monitore a temperatura da mistura de água e soda até ficar entre 48 graus e 60 graus celsisus.
- Enquanto isso, em uma panela separada, aqueça o óleo de oliva entre 48 e 60 graus celsius, mexendo lentamente e adicionando a cera de abelha.
- Mexa a mistura de suco de aloe vera e óleo essencial por 1 minuto com uma colher (ou com um batedor, tomando cuidado para não criar qualquer espuma).
- Retire a mistura de azeite do calor. Adicione a mistura de soda (lixívia) à mistura de azeite, mexendo lentamente sem espirrar, e então adicione a mistura de aloe vera e óleo essencial.
- Mexa ocasionalmente, a cada 15 minutos ou mais, até que a mistura vá ficando uniforme (Terá uma textura semelhante à de uma maionese leve).
- Despeje a mistura final em um molde de sabonete lubrificado ou revestido de papel. Tire suavemente o molde para remover as bolhas de ar.
- Cubra com um cobertor ou uma toalha e deixe repousar por 2 dias. Após esse tempo, tire o cobertor ou toalha e deixe repousar por um dia adicional se o molde for muito grande.
- Retire o sabonete do molde. Aguarde outro dia, depois corte em barras conforme desejado.
- Deixe as barras secando por 1 mês, as olhando ocasionalmente para garantir que estejam secando uniformemente.
Seu sabonete de Aloe Vera está pronto!
Sabonete de banana e iogurte
Esta receita de sabonete de iogurte e banana com óleo de semente de linho orgânico é formulada especialmente para a pele seca. É feita com pó de banana real, pó de iogurte e óleo de semente de linho orgânico. Criada usando o processo de fabricação de sabonete de processo frio, produzindo uma barra de sabonete de alto condicionamento / limpeza baixa.
O pó de banana, feito de banana 100%, é rico tanto em potássio quanto em vitamina A. É ótimo para aqueles que sofrem de pele seca e você pode usar o restante pó de banana misturado com água ou leite para criar uma máscara facial rica e hidratante.
Receita de sabonete de iogurte e banana
Ingredientes:
- 50 ml de óleo de coco refinado
- 50 ml de óleo de castor
- 140 ml de óleo de babaçu
- 95 ml de manteiga de cacau
- 520 ml de azeite extra virgem
- 50 ml de manteiga de karité refinada
- 50 ml de óleo de semente de linho orgânico
- 290 ml de água destilada
- 125 gramas de soda cáustica (lixívia)
- 30 ml de lactato de sódio (solução a 60%)
- 120 gramas de iogurte em pó
- 180 gramas de pó de banana
- 55 ml do óleo de alguma fragrância (opcional)
Como fazer:
Comece medindo a quantidade de água requerida na receita em uma panela. Em seguida, use uma escala digital para pesar a lixívia.
Adicione lentamente a solução de lixívia na água em uma área bem ventilada. Mexa a lixívia até que ela se dissolva, então coloque a água de lixívia de lado.
Em seguida, junte todas as gorduras de fabricação de sabonete – estas são todos os óleos e manteigas exigidas na receita. Aquecer todas juntas até derreter e deixe de lado.
Deixe que a água de lixívia e os óleos de sabonete derretidos esfriem para cerca de 35 °C. Uma vez que atingiram essa temperatura, você está pronta para fazer o sabonete.
Pegue o lactato de sódio e misture com a água de lixívia.
Em seguida, adicione os pós de iogurte e banana juntamente com o óleo de fragrância, se desejado. Adicione estes ingredientes aos óleos derretidos e misture todos eles.
Agora derrame lentamente a água de lixívia nos óleos derretidos. Misture tudo com uma batedeira ou com a ajuda de um misturador até chegar a um ponto uniforme e então despeje a massa formada em seus moldes de sabonete. Cubra com papel plástico ou papel manteiga e reserve em local seguro.
Retire o sabonete dos seus moldes no dia seguinte ou dois dias depois, dependendo da dureza do sabonete. Se o seu sabonete não estiver bem durinho, talvez seja necessário aguardar mais alguns dias.
Retire as barras de sabonete dos moldes e deixe-as secando de 4 a 6 semanas. Uma vez que seus sabonetes tenham curado, eles estão prontos para uso. Basta enrolar e rotular como desejado para uso pessoal, para vender, ou presentear!
Deixe seu comentário!