A zamioculca é uma das plantas mais fáceis de serem cultivadas dentro de casa. Seus galhos são bem alongados e as folhagens de cor verde bem brilhante. O nome pode até parecer estranho, mas essa planta não tem nada de estranha. Quem precisa de facilidade e praticidade, principalmente no dia a dia que é tão corrido, essa planta é a mais recomendada. Conheça mais sobre ela a seguir.
Quando resolvemos colocar uma planta dentro de casa, precisamos ter consciência de que ela terá quer ser cuidada de maneira adequada. Não adianta largar a plantinha em um canto e simplesmente não a regar nunca mais. Ela precisa de cuidados para continuar viva, caso contrário morrerá.
A zamioculca é uma excelente planta para aquelas pessoas que não tem muito tempo. Ideal para ambientes fechados, não requer horas de exposição ao sol e muito menos a luminosidade. Halls de entrada, corredores, salas pouco iluminadas são ambientes perfeitos para essa planta viver tranquilamente.
Origem da zamioculca
A planta zamioculca é originária da África e vem sendo muito utilizada em diferentes tipos de ornamentações e decorações. Principalmente por causa de seu poder de adaptação.
Esse tipo de planta não precisa de luz solar e ventilação. Espaços mal iluminados e ventilados são os mais ideais para que essa planta cresça feliz, mas cuidado com as temperaturas muito frias.
Apesar de não precisar da luz do sol, essa planta não suporta temperaturas muito baixas, como por exemplo, menos de 18°C. Portanto, caso tenha uma planta dessa espécie, não deixe de protege-la do frio.
Da família das Aráceas, conhecidas aqui como antúrios e copos de leite, essa planta é muito semelhante a uma espécie chamada zâmia. Aliás, é graças a semelhança com essa espécie que surgiu o nome zamioculca.
Por ter uma cor verde bem forte, semelhante à do dinheiro, ela é chamada também de árvore do dinheiro ou dólar.
Qual a melhor maneira de se plantar uma zamioculca?
A plantação da zamioculca é fácil de fazer e não possui nenhum segredo e nenhuma habilidade especial. É comum que as mudas dessa planta sejam obtidas com a queda de sementes das hastes de plantação ou pela divisão que fazem nas touceiras.
Mas, existe também a possibilidade de se conseguir algumas mudas a partir dos galhos dessa planta. Nesse caso, basta retirar um galho bem rente a sua base e deixa-lo de molho na água, até que algumas raízes surjam.
Assim que essas raízes começarem a surgir, é hora de plantar.
Antes de começar a plantar a sua muda é necessário de alguns acessórios, como o próprio vaso. O recomendado é que você escolha vasos que tenham um tamanho de duas a três vezes maior que a sua muda. Isso garante que o crescimento dessa planta seja mais saudável e que principalmente, ela consiga se desenvolver.
Dentro do vaso acrescente alguns pedriscos e argila expandida para promover a drenagem da água. Esse tipo de planta não tolera muita água em excesso, portanto, não se preocupe em regá-la toda hora. Manter uma boa drenagem do vaso é fundamental para que a sua planta tenha uma vida normal.
O recomendado é que você coloque ½ litro de areia, 1 litro de terra e ½ litro de minhocas. É muito importante que você misture bem todos esses componentes antes de coloca-los no vaso. Pegue a sua muda, coloque no centro do vaso e complete com a mistura que você fez.
As proporções podem variar um pouco, pois tudo vai depender do tamanho do vaso que você escolheu. Quanto maior o vaso, mais material deve ser colocado nele.
Normalmente, a seiva dessa planta costuma irritar a pele e as mucosas, então, utilizar luvas é o mais indicado.
Fazer o replantio é necessário geralmente a cada três anos ou quando você notar que exista a necessidade. Quando for fazer o replantio, desmembre a touceira e renove a terra.
Você pode plantar essas mudas novas que forem surgindo da touceira mãe. Essa ação faz com que novos vasos surjam.
Principais cuidados que se deve ter com a zamioculca
A planta do tipo zamioculca requer pouquíssimos cuidados e é excelente para os jardineiros que estão começando a exercer a profissão.
Para você ter uma ideia, esse tipo de planta consegue sobreviver sem água por períodos longos. Aliás, essas plantas devem ser regadas de uma a duas vezes na semana, lembrando que o mais importante é deixar o solo úmido, mas jamais encharcado.
A falta de água é mais benéfica do que o excesso para essas plantas. Inclusive o excesso pode matá-la.
Quando o solo dessas plantas fica muito encharcado, as folhas ficam amareladas e o apodrecimento das raízes é certeiro. Aliás, a maioria dos casos de morte dessas plantas se dá por causa do equívoco na hora da rega.
Outra dica fundamental para você ter uma planta saudável é manter o solo fértil e adubado. Matérias orgânicas como o húmus de minhoca são excelentes para promover uma adubação saudável sem os efeitos maléficos dos fertilizantes químicos.
A troca e reposição do adubo na planta pode ser feita a cada três ou quatro meses. Remover as folhas amarelas e mortas também é muito importante para manter a perfeita saúde da planta.
Sua zamioculca não gosta de sol, então não existe a necessidade de coloca-la para tomar sol. Seu cultivo deve ser feito a meia sombra ou na sombra total mesmo. Virar o vaso de vez em quando é excelente para que a planta cresça de maneira mais uniforme.
Considerações finais sobre a zamioculca
Cuidado com a ingestão de qualquer parte dessa planta, pois ela é venenosa! Então fique de olho nas crianças e animaizinhos. Como mencionamos acima, o simples contato da seiva dessa planta com a pele ou mucosas, causa irritação gravíssima.
Passar produtos de limpeza nas folhas é uma furada. Não use esses produtos nas folhas da sua planta, não vai ser legal para ela e sem dúvidas consequências desagradáveis surgirão.
Essa planta pode ser cultivada no interior de casas sem problemas, pois não necessitam de luz do sol. Ambientes com ar condicionado também podem receber plantas dessa espécie sem problemas.
Escritórios, salas, lojas e shoppings são ambientes excelentes para o crescimento saudável de plantas desse tipo.
E para finalizar, caso a sua zamioculca esteja amarelada, preste atenção nesses dois pontos importantes: excesso de água ou então, muitos raios solares nela. Cuide da sua plantinha de maneira correta e ela viverá saudável e feliz.
Deixe seu comentário!