Decoração

Envelopar geladeira: as melhores dicas que você precisa conhecer

Envelopar geladeira

A tendência do momento é Do it Yourself (DIY) que é o mesmo “que faça você mesmo”. É a ação de dispensar os conhecimentos de um profissional para realizar tarefas de construção, reformas, reformulações.

Uns dirão que esse modismo veio em razão das dificuldades econômicas que o país e o mundo atravessam, mas outros apontarão que é apenas o reflexo de personalização que as novas gerações buscam e do hábito cultural de procurar todas as informações de que precisa pela internet.

O envelopar geladeira segue essa tendência. Apesar de poder se contratar alguém para fazer essa tarefa trabalhosa a maioria prefere colocar a mão na massa.

Mas o que seria esse envelopar de mesa?

O nome soa estranho, pois parece que alguém irá tentar colocar o eletro dentro de um envelope, mas evidente que não é nada disso. Envelopar geladeira significa revesti-la com um novo material, colar uma nova textura, uma nova “capa”, “pele”, “tatuagem”. Para isso usa-se papel contact, adesivos, vinil, fitas adesivas coloridas ou papel de parede.

E qual seria a vantagem do envelopar geladeira?

Vamos pensar primeiro no aspecto mais persuasivo, o que leva a maioria a considerar o trabalho de envelopar geladeira. A questão econômica.

É comum que geladeiras sejam trocadas, descartadas não porque apresentam algum problema grave de desempenho, mas pela sua carcaça externa expor muitos desgastes provocados pelo tempo e pela umidade, ferrugem, manchas resultando em um visual bem desagradável. Se houvesse um jeito de mudar apenas a parte externa e manter a interna talvez não fosse necessário fazer uma trocar, adquirir outra peça, e você deve saber que eletros de linha branca não costumam aliviar nos preços.

Bem, até que é possível preservar o lado interno de uma geladeira, tentar trocar apenas a parte externa. Mas sinceramente? É raro que tal troca fique com um bom acabamento final, na verdade, a maioria das vezes fica uma porcaria, uma marmota expondo para todos o fracasso da tentativa de tentar economizar uma grana ao não comprar uma geladeira nova.

Isso não pega bem para ninguém.

Mas o envelopar geladeira resolve essa questão. Pois como citado, o ato acaba revestindo o objeto, aplicando uma nova camada. Se o problema é apenas externo, o papel contact, o papel de parede, acaba cobrindo as imperfeições e dando uma nova vida a peça, aplicando um visual até mais charmoso dependendo do estilo do material que escolha. Ou seja, o envelopar geladeira acaba adiando a necessidade de comprar uma nova peça zerada.

O segundo aspecto vantajoso é o fator estético, o de personalidade.

Repare nas geladeiras nas lojas, ou nos seus amigos e vizinhos. Muda uma curva e outra, um suporte de porta e outro, algumas funções, mas em termos de aparência são basicamente a mesma coisa, não muda nada. O mesmo branco insosso parecendo que todas as geladeiras, de todas as marcas saíram da mesma fábrica. É tudo padronizado, sem personalidade.

O envelopar geladeira rompe essa monotonia, porque a variedade de sues estilos, de cores, de formas, de imagens proporciona visual espantosamente distinto, de muita personalidade e descontração. É papel de bandeira de vários países, de desenhos de personagens de filmes, de literatura, de série, papel de cores bem marcantes como amarelo, vinil divertido com caras e bocas, papel com cores e formato de antigas geladeiras, estilo vintage, enfim são muitas opções para retirar a decoração da geladeira da mesmice.

Envelopar geladeira

O que fazer para envelopar geladeira?

Antes de reunir o material necessário e começar a “fazer você mesmo” a reforma de sua geladeira, saiba que o principal elemento que deverá contar é paciência. O trabalho de envelopar geladeira não é muito complexo, tanto que muitas pessoas conseguem se virar sozinhas sem requisitar da ajuda de ninguém, no entanto é um serviço que requer paciência, esmero, cuidado, atenção, colar o papel de maneira bem justa, sem criar bolhas, esticar bem o papel, parte por parte, ou seja, é trampo suficiente para conseguir ficar uma tarde inteira longe do celular.

Para envelopar geladeira é preciso escolher qual tipo de material que vai querer usar. Já apresentamos as opções, mas não custa fazer novamente:

  • Papel contact;
  • Adesivos;
  • Vinil;
  • Fitas adesivas coloridas;
  • Papel de parede.

Definido o material que será usado para “envelopar a geladeira”, precisará reunir:

  • Estilete;
  • Pano limpo seco;
  • Fita métrica;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Espátula;
  • Flanela e produto de limpeza;
  • Esponja e mistura de água e sabão.

A principal medida que deverá tomar antes de colocar o papel sobre a superfície do eletro é o de justamente fazer medida, tirar medida, pegar a fita métrica e fazer todas as medições necessárias para calcular a quantidade de papel ou do outro material que se queira colar na geladeira, para evitar a compra de material excessivo. Elas também serão importantes para fazer, calcular os cortes corretos para se aplicar o material de maneira proporcional a cada compartimento. A medição correta evitará a necessidade de se fazer emendas, o que sempre prejudica o acabamento, o aspecto final.

Envelopar geladeira

Fazendo você mesmo: passo a passo

Boa parte já foi adiantada do trabalho de envelopar geladeira. Fazer as medições das dimensões do eletro para definir a quantidade de papel e os tamanhos dos cortes que serão necessários para uma aplicação exitosa em cada compartimento.

Mas antes de começar a colar o papel, recomenda-se que faça uma limpeza na geladeira, para retirar todas as manchas e pequenas consistências que possam vir a atrapalhar a fixação homogênea do papel.

Uma dica é começar a colagem com a geladeira ainda molhada, pois isso ajudará a ajustar a posição do adesivo e tirar as bolhas de ar.

Comece a colagem de cima para baixo sempre tentando esticar ao máximo o material. A espátula, ou um rodinho de pia, é um instrumento útil para ajudar a esticar o adesivo.

Esse instrumento, aliás, será necessário ao término da colagem para retirar todas as imperfeições.

Para caprichar no acabamento, retire os excessos, as sobras de papel, de adesivo, com um estilete.

Gostou deste conteúdo sobre envelopar geladeira?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio faz a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe seu comentário!