Decoração

Cor marfim: seus encantos e versatilidade na decoração

Cor marfim

A cor marfim recebe o nome da substância natural com a qual se assemelha. Na natureza, o marfim é mais frequentemente encontrado nas presas de animais como elefantes e morsas. De fato, a presa de elefante já foi uma decoração incrivelmente popular. O material também foi usado na confecção de itens como teclas de piano, jóias e bolas de bilhar. No entanto, atualmente a venda de presas de marfim de elefante é ilegal em muitas partes do mundo.

Por sua vez, a cor marfim continua tão popular quanto sempre foi. Muitas vezes rotulada como esbranquiçado, possui o brilho do branco com uma pitada de amarelo. Fato que, sem dúvida, torna a tonalidade mais calma e pacífica do que um branco ofuscante.

Com quais cores o marfim é compatível?

De fato, nem todo mundo consegue identificar as diferenças entre todos os tons de branco. Entretanto, os amantes de cores e detalhes sabem que ser capaz de identificar o marfim e combiná-lo com outros tons pode fazer toda a diferença no design, moda e decoração da casa. Afinal, compreender as sutilezas do marfim pode ajudá-lo a determinar com quais cores ele é mais compatível na hora de decorar.

Cor marfim na decoração

O marfim é uma ótima cor para incorporar no design e decoração da casa. Afinal de contas, seu calor sutil e aconchegante instantaneamente deixa as pessoas à vontade. Além disso, seu tom bastante neutro o torna compatível com uma ampla variedade de cores.

Uma das maneiras mais impressionantes de usar o marfim é contrastá-lo com outra cor viva. Isto é, com um tom mais ousado, como um azul marinho profundo ou verde esmeralda. A frescura do marfim ajuda a tornar o marinho ou o esmeralda ainda mais vívidos sem tornar a sala muito escura ou cansativa.

A cor também é ótima para quartos de crianças, onde se deseja criar uma atmosfera divertida e lúdica. Você pode combinar travesseiros ou luminárias de cor marfim com paredes com tons brilhantes de roxo, menta ou turquesa. Ajudando, assim, a adicionar um toque sofisticado e moderno.

Cor marfim

Dicas de decoração com marfim

O marfim é um tom acolhedor e confortável de branco que contém uma leve gradação de amarelo. O calor sutil do marfim o torna o companheiro ideal para outras nuances neutras mais quentes, como marrom, castanho e bege. O marfim pode ser efetivamente usado em toda a sala em paredes, móveis e objetos sem parecer desbotado ou muito estéril. A cor marfim também combina lindamente com cores de destaque mais vívidas, fornecendo um suave fundo para elas.

Claro e bucólico

Use o marfim como uma cor de parede para abrir uma sala, permitindo que a luz natural das janelas reflita no espaço. Além disso, você também pode empregar esta cor leve e inspiradora em roupas de cama e em estofados macios. Adicione detalhes contrastantes, como travesseiros e mantas de cor escura.

Ou então, mobilhe a sala com móveis de madeira marrom escuro e tábuas de madeira de tons profundos. A combinação de tecidos de marfim e madeira de mogno escuro lembra um visual característico de quartos em estilo de fazenda, com tons profundos de verde vindo de plantas e quadros tropicais.

Chique e sofisticado

A cor marfim combina perfeitamente com a decoração em estilo chalé e os acabamentos dos móveis rústicos em estilo chique. Prateleiras de ferro forjado, castiçais e luminárias são comumente cobertas com tinta marfim, apresentando um acabamento sofisticado.

Sem dúvida, móveis e armários de madeira pintados de marfim têm a mesma aparência encantadora e desgastada pelo tempo. Assim, os móveis parecem aconchegantes e convidativos, com capas e estofados de cor marfim sobre sofás e cadeiras. A cor marfim mantêm sua sofisticação quando combinada com tons claros de azul, verde, lavanda, amarelo, pêssego e rosa.

Tradicional e clássico

O marfim tem uma forte presença nas cores tradicionais da pintura colonial, dentro e fora da casa. Os esquemas de cores coloniais tradicionais também incluem tons de azul marinho, ardósia e amarelo.

Em uma casa de estilo colonial, também é possível aplicar marfim nas paredes e nas madeiras do interior, incluindo acabamentos, painéis, estantes, prateleiras e armários de cozinha. De fato, o marfim também pode dominar a decoração em colchas, cortinas, toalhas de mesa de renda e dosséis de cama amarrados à mão.

Contemporâneo e moderno

Em um ambiente contemporâneo ou moderno, a cor marfim oferece uma aparência cintilante e clean aos móveis estofados. Assim, os móveis de marfim fazem um bom contraste com paredes de cores escuras, como esmeralda ou marinho.

A mobília da sala de jantar em cor marfim em um ambiente contemporâneo acrescenta sofisticação e classe. Além disso, armários modernos e utensílios de cozinha em marfim proporcionam uma atmosfera de espaço. Acessórios de marfim, como tapetes, cortinas, travesseiros, velas e esculturas, parecem elegantes quando usados ​​em um tema todo branco ou em um tema ultramoderno e minimalista.

Cor marfim

Marfim na moda

Graças à sua leve cremosidade, o marfim é uma cor popular para vestir, especialmente para as pessoas que compram vestidos de noiva. Algumas noivas preferem não usar um vestido branco brilhante, achando que um tom de marfim mais leitoso fica melhor. Enquanto muitas noivas optam por um conjunto todo branco ou todo marfim em seu grande dia, algumas preferem adicionar um pouco de cor à sua roupa. Por exemplo, muitos usam um vestido de marfim, mas escolhem acessórios como sapatos, jóias ou bolsas para adicionar um toque divertido.

Além disso, alguns preferem apenas um toque sutil de cor. Nesse caso, é melhor combinar um vestido de marfim com tons claros e pastéis. Por exemplo, um par de sapatos rosa champanhe com um vestido de noiva em marfim ou um véu adornado com pérolas cor de rosa dourado.

O marfim também é compatível com um toque de cor mais ousado, como um par de saltos azul marinho ou azul royal. Em caso de dúvida, basta brincar com cores diferentes para encontrar as combinações adequadas para você. Afinal, são muitas as cores que trazem à tona o charme leitoso da cor marfim.

Deixe seu comentário!