Como escolher a mesa de jantar? Primeiramente, a melhor mesa de jantar é aquela que corresponde a alguns critérios. Como, por exemplo, uma mesa dentro do seu orçamento, que é solidamente construída, que cabe no espaço disponível e possui um estilo que combina com sua decoração e não sairá de moda na próxima estação.
Por isso, quando falamos de como escolher a mesa de jantar, existe muito o que levar em consideração. Confira algumas observações abaixo!
Como escolher a mesa de jantar?
Primeiro, tenha cuidado com as tendências passageiros. Em suma, uma boa mesa de jantar deve durar pelo menos cinco a dez anos sem sair de modo. Se você escolhe algo muito descolado, com muitos detalhes atuais, você pode ser traído pela escolha dentro de alguns anos. Assim sendo, mantenha-se sempre simples e sofisticado.
Juntamente com a acessibilidade e um estilo atemporal, é importante procurar estabilidade e boa construção ao inspecionar mesas de jantar em lojas de móveis. Pense em como é se sentar em uma dessas mesas, se será confortável por longos períodos, e examine os modelos quanto a sinais de desgaste.
Ou seja, procure cortes e arranhões que possam indicar como o material duraria durante o uso diário. Além do básico, aqui estão algumas dicas adicionais de como escolher a mesa de jantar.
Use uma fita métrica
A regra número um: sua mesa de jantar deve ser adequada à sua área de jantar! De fato, uma mesa de jantar é uma peça de mobiliário enganosamente grande, e você também precisa ter espaço em torno dela para as cadeiras. Ou seja, você precisará de espaço para sentar confortavelmente e se movimentar pelo espaço ao redor da mesa.
Portanto, seja parte de um espaço multiuso ou de uma sala de jantar separada, comece medindo o comprimento e a largura da área que você pode dedicar à mesa de jantar. Subtraia cerca de um metro e meio dessas duas medidas para obter o comprimento e a largura desejados da mesa de jantar.
Considere suas necessidades antes de estabelecer a forma
As mesas quadradas e retangulares são as mais comuns. Assim sendo, você encontrará o maior número de opções com estilos, tamanhos e opções extensíveis. Mas uma mesa redonda ou oval pode oferecer um pouco mais de espaço para se movimentar, pois corta os cantos. Além disso, ainda possui uma boa área de superfície. Para espaços retangulares e mais apertados, por exemplo, o oval pode ser a melhor opção quando o assunto é como escolher a mesa de jantar.
Mesas redondas ou ovais podem ser ótimas para festas e confraternizações, porque também não há cabeceiras da mesa. Isto é, em termos de espremer as pessoas, você fica limitado apenas pelo perímetro da mesa.
Preste atenção aos suportes de mesa
A base – geralmente pernas, pedestal ou cavalete – pode afetar o número de pessoas que podem caber em uma mesa. Por isso, você deve se certificar de que o espaço para as pernas não está sendo invadido pelos apoios. Assim, quando você vir uma mesa pessoalmente, sente-se para ver se suas pernas atingem as pernas da mesa. Verifique se você tem espaço suficiente para os joelhos ao se sentar confortavelmente e se consegue cruzar as pernas debaixo da mesa.
Se você quiser um espaço mais flexível com seus convidados, preste atenção na largura das pernas e onde elas estão colocadas. Em geral, uma mesa com pernas mais finas, ou onde as pernas estão nos cantos, tornará mais fácil espremer uma cadeira extra. Com uma mesa de pedestal ou cavalete, você tem mais flexibilidade para adicionar mais pessoas à mesa.
Escolha os materiais de mesa de jantar certos para o seu estilo
Quando falamos de como escolher a mesa de jantar, não podemos esquecer do material. Sem dúvida, você precisa equilibrar preço, confortabilidade e estilo pessoal para escolher o modelo mais acertado. Por isso, aqui estão os materiais mais comuns e o que considerar para cada um:
Madeira
A madeira maciça é um material clássico, pois é durável e fácil de reparar. Pinheiro, acácia e teca são opções populares e menos caras. De fato, a madeira maciça é a mais popular, embora geralmente seja a mais cara. Em suma, a madeira se expande e se contrai com calor e umidade e pode mostrar riscos e desgaste, mas é bastante fácil de reparar.
Folheado de madeira
O folheado de madeira geralmente é uma alternativa mais acessível à madeira maciça. Aqui, uma camada muito fina de madeira maciça (ou material impresso para se parecer com madeira) é colada a um compensado ou outro núcleo de madeira.
Uma maneira de identificar folheados mais baratos é olhar embaixo da mesa da loja. Se apenas o lado de fora estiver pronto, mas o lado de baixo parecer um material diferente, o fabricante estará cortando custos.
Granito
As mesas de pedra costumam incluir, geralmente, mármore e granito. Sem dúvida, essas pedras são duráveis, mas podem ser porosas e absorver manchas facilmente. Isto é, dependendo de como é feita, ela pode lascar ou quebrar.
Uma vez que isso aconteça, pode ser difícil ou impossível de reparar. Elas também podem ser bastante pesados, além disso.
Vidro
As mesas de jantar de vidro podem incluir versões claras, foscas ou coloridas. Elas são relativamente baratas e podem criar uma sensação de espaço e abertura para o seu cômodo, sobretudo se for pequeno.
Embora o vidro não seja suscetível à umidade, ele pode lascar, arranhar ou rachar com o calor. Além disso, ele também exige uma limpeza mais constante, pois mostra todas as impressões digitais. Uma boa mesa de vidro pode durar décadas se você tiver cuidado.
Verifique se há construção confiável
Quando falamos de como escolher a mesa de jantar, devemos levar em conta que uma boa mesa de jantar será resistente e bem feita, com um acabamento que resista ao uso pesado e contínuo e demonstre menos desgaste. O material é uma parte importante da boa construção, mas uma mesa é tão boa quanto a marcenaria.
Ou seja, marcenaria é o termo da indústria para os locais onde a base e a mesa se encaixam – quanto mais sólido for, mais longa será a mesa. Assim sendo, ao escolher sua mesa de jantar, leve isso em conta!
Deixe seu comentário!