Esculturas estão presentes na história desde os tempos mais primórdios da humanidade. São obras de arte que chamam atenção em qualquer lugar do mundo e, hoje em dia, podem estar dentro de nossas casas, escritórios e demais locais. Acompanhe o artigo e confira como fazer uma decoração com esculturas.
Decoração com esculturas
Engana-se quem pensa que uma escultura é brega ou sinônimo de estranheza para ser utilizada como decoração. Até mesmo porque, hoje em dia já não existe mais a história de que as esculturas pertencem somente aos museus e galerias de arte.
Assim, é possível encontrá-las em lojas de decoração com o intuito de servirem como um item moderno, mas, ainda assim, clássico, refinado e, dependendo da decoração, misterioso. As opções encontradas são muitas e incluem todos os tipos de escultura, como por exemplo:
- Realista;
- Minimalista;
- Moderno;
- Abstrato.
Escolhendo a escultura certa
Primeiramente, é preciso decidir em qual cômodo ela será posicionada. Afinal, a decoração com escultura não se limita somente à sala. Na verdade, podem ser usadas desde o banheiro, cozinha ou quarto. A quantidade de ideias é infinita.
O que determinará se uma decoração com esculturas ficará boa ou não, é o local onde ela será posicionada. Afinal, é preciso definir tamanho, cor, formato, quantidade, etc. Observe sempre o tamanho do espaço em que a mesma será posicionada.
Por exemplo, se a sala possui um pé direito mais alto, as grandes esculturas ficam melhores. Porém, se a sala é pequena, o ideal é sempre optar por peças pequenas. Isso também vale para nichos, chão, prateleiras e qualquer outro lugar. Portanto, sempre preste atenção na proporção.
Opte pelo material certo
É muito comum que as esculturas sejam fabricadas nos mais diversos materiais. Entre os mais comuns de se encontrar, estão:
- Bronze;
- Ferro fundido;
- Cobre;
- Mármore;
- Cerâmica.
Justamente por isso, estude sobre cada um dos materiais utilizados antes de escolher qualquer peça. Isso é fundamental para ter conhecimento sobre a peça e as características da mesma, como resistência, durabilidade, se desbota ou não, entre outras características que precisam ser friamente analisadas.
Em geral, as esculturas feitas de ferro fundido, geralmente são muito mais resistentes e apresentam uma aparência mais minimalista e clean. Em contra partida, todas as esculturas feitas de cerâmica são um pouco mais frágeis e delicada.
Portanto, se o ambiente tem criança, animais de estimação ou uma grande movimentação de pessoas, a escultura de cerâmica talvez não seja a mais indicada para o local.
Cor da peça
Uma das melhores formas de usufruir da decoração com esculturas, é sempre fazer com que elas conversem com as cores presentes no ambiente. Além de tornar o local muito mais equilibrado, elas também conseguem harmonizar e deixar o ambiente sutil, mas muito moderno.
É muito comum que as pessoas utilizem o branco, por exemplo, para proporcionar maior relaxamento. Nesse caso, uma escultura de bronze ou ferro, ficaria muito bonita, junto ao ambiente. Porém, se a casa é colorida e possui peças em cores vibrantes, é melhor optar por esculturas brancas para harmonizar.
Outra cor muito utilizada, é o dourado. Uma escultura dourada é extremamente refinada, clássica e traz um ar de equilíbrio e sobriedade à casa. Quando combinada com um ambiente branco, pode causar uma impressão de requinte e modernidade.
Utilize as plantas como um coringa
Quando a decoração com escultura é utilizada junto com plantas, é possível criar um ambiente incrivelmente harmônico e incrementado. Afinal, é um dos jeitos mais fáceis de decorar um ambiente sem deixar o mesmo pesado, já que as plantas trazem leveza para qualquer local.
Além disso, é possível fazer um pequeno jardim para acomodar diversas esculturas, a fim de tornar o espaço charmoso e refinado. Porém, caso a preferência seja por espaços rústicos, aposte no cacto e uma escultura de ferro fundido.
Porém, é preciso ter cuidado para que a planta não esconda a escultura e acabe desarmonizando a decoração. Lembre-se sempre que a escultura deve ser proporcional ao ambiente em que está situada. Logo, o mesmo é válido para as plantas.
Uma dica, é sempre optar por, literalmente, plantas. Não que as esculturas não harmonizem com as flores, mas as plantas sem flores acabam dando uma impressão mais moderna e conceitual no ambiente, que faz com que o mesmo fique com aparência de uma decoração planejada e atual.
As flores podem ficar lindíssimas com a escultura, mas combinam muito mais com um jardim mais simples do lado de fora da casa.
O benefício da decoração com esculturas
Além de proporcionarem um grande e positivo apelo estético, a decoração com esculturas consegue, literalmente, transformar um ambiente. Muitas pessoas se surpreendem em como somente uma escultura pode fazer tanta diferença em um cômodo que, até então, era extremamente simples.
Com isso, é possível notar, também, que as esculturas agregam alguns diferenciais quando agregadas com a decoração. Por exemplo:
- Tornam o ambiente moderno;
- Podem preencher um espaço muito grande;
- Harmonizam com o local;
- Combinam com uma grande variedade de coisas.
Além disso, a decoração com escultura consegue deixar um ambiente com um ar mais conceitual, intelectual e harmônico. Quando aliada com livros, por exemplo, a escultura pode trazer uma impressão especial, dando a entender que naquele local mora uma pessoa interessada em aprender coisas novas, se inteirar de informações e que preza pelo intelecto.
Com isso, outro grande benefício da decoração com escultura, é que ela consegue criar um arquétipo, não só no ambiente, mas também na pessoa que por ali se encontra. Logo, escolha muito bem que imagem quer passar, já que ela pode deixar alguém com um ar intelectual, misterioso, moderno, rústico, entre outros.
Considerações finais de decoração com esculturas
As esculturas têm o poder de transformar o local onde são colocadas. Como possuem esse forte e influente efeito nas pessoas e locais, é sempre indicado optar por esculturas abstratas, alegres ou que sejam interessantes de alguma forma.
Tente sempre passar longe de esculturas que representam algo triste ou que deixa o ambiente para baixo. Afinal, provavelmente passará uma boa quantidade de tempo olhando para ela. Logo, é preferível que o que esteja ao alcance de seus olhos, sela uma decoração com esculturas bem-feitas, alegres e harmoniosas.
Deixe seu comentário!