Decoração

Como combinar almofadas? 5 ótimas dicas

Como combinar almofadas

Neste post do Amo Decorar vamos apresentar todos os segredinhos de como combinar almofadas para você não fazer feio na hora de escolher o seu conjunto.

Almofadas não servem apenas para enfeitar os ambientes, elas proporcionam várias vantagens.

Não sabe quais? Explicamos agora.

Conforto

Essa é obvia, vai? Com material tão fofinho e macio, claro que as almofadas são uma referência no sofá de qualquer pessoa quando o assunto é conforto.

Espalhar almofadas pelo sofá além de incrementar o visual do móvel e deixá-lo mais confortável, também deixa o ambiente com um clima mais aconchegante.

Personalidade

Quer sair do comum e ousar na decoração? Investir em almofadas diferentonas é a aposta mais segura, porque caso não rendam o visual esperado a troca é mais simples e barata de se realizar do que investir em uma pintura diferente, cortina ou em um sofá.

As almofadas por isso possibilitam que se experimente mais e ajudam a encontrar o tom ideal, a personalidade desejada na decoração.

Renovar sem grande custo

Também são bem úteis para quando sente que precisa mudar algo no seu ambiente, mudar de ares, trazer outro tipo de energia.

Investir em novas almofadas que reflitam um tipo de personalidade diferente para dar um novo astral ao ambiente é bem mais econômico do que comprar um sofá novo, por exemplo.

E acredite: mesmo sendo pequenas peças, juntas são suficientes para trazer outro clima ao móvel e ao espaço.

Contudo, para aproveitar todas essas vantagens proporcionadas pelas almofadas é preciso saber fazer a escolha certa, as combinações certas.

É exatamente do que vamos tratar a seguir: como combinar almofadas?

Prossiga na leitura!

Como combinar almofadas?

Sem dúvida não é o caso de escolher de forma aleatória ou se preocupar apenas com o tecido. Estampas e cores devem seguir um padrão, um critério, uma lógica para se harmonizarem bem.

Mas a harmonia não deve se dar apenas entre as almofadas, mas também junto ao sofá, paredes e cortinas da sala.

Vamos explicar todos esses detalhes, essas pequenas lições, em cada um dos tópicos distribuídos abaixo.

Confira!

Como combinar almofadas: estampas

Vamos começar pelas estampas, pois certamente é a que exige mais tempo de pesquisa e gera mais dúvidas.

É primordial identificar o estilo que mais te agrada, porque a escolha da estampa é o que irá definir a escolha de todo o resto.

Imagine: você está escolhendo uma roupa para você.

Naturalmente ao escolher uma roupa, dá preferência a um estilo para se vestir. Irá basear as suas peças nesse estilo. Seja ele romântico, metaleiro, hippie, evangélico.

Se você fizer muita mistura ao escolher o seu look, o resultado será um “carnaval”.

O mesmo princípio deve seguir na hora de “vestir” a sua casa.

Defina um estilo, animal print, floral, geométrico, navy, não importa. Defina um para definir a sua peça chave, a que irá utilizar de referência para compor o restante da decoração.

 Como combinar almofadas: cores

A dica para escolher primeiro a estampa ajuda na hora de escolher as cores, pois com a estampa definida isso fica mais fácil.

Porque provavelmente ao encontrar a estampa que considera ideal você tenha se agradado com as cores que a compõem.

Desse modo, fica mais fácil de escolher as demais almofadas, pois terão que seguir os mesmos tons da principal.

Por isso, o maior desafio é escolher uma estampa que te agrade. Feito isso, provavelmente, o trabalho mais complicado, no que diz respeito a escolhas, terá sido feito.

E quando se fala “seguir os mesmos tons”, não significa que as almofadas devem ser todas igualzinhas. Não, pelo contrário, a definição de um estilo dá mais liberdade para misturar padronagens sem correr grandes riscos.

Basta, para isso, escolher padronagens no mesmo estilo e que sigam a mesma paleta de cores.

Mas se mistura não faz o seu gosto, basta seguir a paleta de cores da almofada que escolheu como base.

Encontrar almofadas lisas nas tonalidades de preferência nem sempre é um trabalho simples. Por isso, ao enfrentar dificuldades para encontrar uma no tom que deseja, a dica é se dirigir a uma loja de tecidos e mandar fazer uma do jeito que deseja.

Uma alternativa é você mesmo usar os seus talentos de costureira.

Outras dicas: fundo neutro

Seguindo com o post sobre como combinar almofadas, e se o ambiente que estiver situado o seu sofá ou o móvel que pretende colocar as almofadas tiver fundo branco, paredes brancas ou de outro tom neutro? Há uma combinação ideal para esse tipo de fundo?

Sim, como dissemos acima, o sofá e as paredes tem papel importante na hora da escolha da almofada, pois tudo precisa estar em harmonia pare render uma combinação perfeita.

No caso de paredes e mobiliário de tom neutro, a dica é investir em almofadas e pequenos objetos em tons distintos, vivos, intensos, pois formam efeito visual agradável, um contraste muito bem equilibrado.

Uma só cor

No caso de você for muito fã de uma determinada cor, você pode escolher almofadas apenas com uma tonalidade, no entanto, para não ficar muito tedioso ou com ar de sem inspiração, recomendamos que opte por texturas diferentes.

Mesma tonalidade, mas com materiais diferentes.

Uma composição agradável nesse caso é tom mais forte, vívido nas almofadas em contraste com as paredes e mobílias em tom neutro.

Neutro com neutro

Continuando com este post sobre como combinar almofadas, paredes e almofadas em tons neutros também podem fazer um bom arranjo deste que os tons sejam diferentes.

Por exemplo, é uma combinação paredes branca com almofadas cinza. Seguem a mesma escala de cores, mas em tonalidades diferentes, gerando agradável variação, ainda que sutis.

No entanto, nesse caso, é recomendável que a mobília, principalmente pequenos objetos, sejam de família de cores diferente, mais vívidos, para não deixar o ambiente muito apagado.

Quadros com cores mais vibrantes são uma ótima pedida nesse caso.

Gostou deste conteúdo sobre como combinar almofadas? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Fazem toda a diferença. Leia mais posts relacionados conferindo mais do conteúdo do Amo Decorar.

Deixe seu comentário!