O ano de 2020 foi atípico por muito motivos e um deles foi a necessidade de passar cada vez mais tempo dentro de casa. Assim, os espaços da nossa morada passaram a ter uma importância ainda maior, concorda? Por esse motivo, separamos algumas dicas de como decorar uma varanda pequena e transformá-la em um cômodo aconchegante e lindo.
7 melhores dicas de como decorar uma varanda pequena
1. Aproveite a luz do sol na varanda
É muito importante que tenhamos acesso à luz do sol todos os dias para que nosso corpo possa processar a vitamina D, substância tão importante para a nossa saúde. Desta forma, a varanda é o local ideal para aproveitar a luminosidade e tomar aquele banho de sol.
Mesmo com um tamanho pequeno, a varanda pode ser um ambiente muito relaxante e utilizado para proporcionar bem-estar e saúde. Para deixar a sua varanda mais aconchegante aposte em uma decoração simples e aposte na mobília e em tapetes.
Ah, não esqueça de deixar um cantinho especialmente preparado para o seu banho de sol diário!
2. Cores: uma das melhores dicas para decorar varanda pequena
Que tal deixar de lado as cores mais tradicionais e apostar em tons mais vibrantes para a sua varanda pequena? Insista no verde, azul, laranja e amarelo. Certamente essas cores trarão mais alegria e energia para os seus dias.
Caso você não possa a mudar a cor das paredes, a dica é inserir pequenos elementos de decoração coloridos por toda a varanda. Vale apostar em vasos, enfeites, cadeiras, tapetes e lustres. Garantimos que o resultado será incrível e esse espaço será o seu preferido para relaxar e contemplar uma bonita vista.
3. Plantas, muitas plantas
As plantas sempre garantem uma incrível sensação de paz e bem-estar. Alguns estudos destacam que elas podem nos ajudar a ficar mais calmos e confiantes. Além de tudo, quem não ama um ambiente decorado com muitas plantinhas?
Para quem dispõe de pouco espaço na varanda, uma dica de decoração importante é a utilização de suporte na parede para pendurar os vasos. Assim, você poderá criar um jardim vertical, economizar o espaço e não abrir mão de um ambiente lindo e aconchegante.
Outra ideia que pode ser colocada em prática é criação de uma mini horta. Algumas plantas podem se adaptar completamente em vasos e são fortemente indicadas para o cultivo em varandas pequenas. É o caso da pimenta, do manjericão, alguns temperos como a sálvia, orégano e alecrim, além de alface e tomate cereja.
Use a imaginação e crie um espaço criativo e muito funcional, afinal, você também vai poder usar as hortaliças nas suas receitas.
4. Atenção para a quantidade de sol na varanda
Um ponto importante e que não deve ser esquecido é avaliar a quantidade de sol que entra na sua pequena varanda. Desta forma, as plantinhas poderão receber todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento e embelezar ainda mais a sua varanda.
Procure espécies de plantas que se adéquem tanto a exposição solar do seu cômodo, quanto ao tamanho da sua casa ou apartamento.
Vale lembrar também que os especialistas não aconselham objetos e adereços muito grandes para varandas pequenas. Priorize plantas que não crescem muito e que podem ser cultivadas em pequenos vasos.
5. Dicas de como decorar uma varanda pequena: revestimentos
Se você optou por colocar plantas na sua varanda fique atento para o revestimento utilizado no ambiente. Esse detalhe é muito importante pois ele deve ser fácil para realizar a limpeza e possuir bastante resistência para água. Afinal, você vai regar suas plantinhas com alguma frequência, não é mesmo?
Priorize a utilização de pisos resistentes e que possibilitam a circulação de pessoas, tendo em vista que a varanda também pode ser usada para receber convidados em um ambiente de interação.
Caso você more em uma região muito chuvosa, considere também a escolha do revestimento do piso e lembre que a água pode invadir a varanda e se acumular no período das chuvas. Muita atenção para esse detalhe! Prefira pisos antiderrapantes para a varanda com a finalidade de também de evitar acidentes. Uma boa opção de escolha é o porcelanato, que é um piso bem resistente e durável.
6. Decoração de acordo com suas necessidades
Lembre-se que as dicas de como decorar uma varanda pequena devem sempre priorizar a criação de uma área gostosa e adaptada para as suas necessidades. Ou seja, se você gosta de praticar yoga, por exemplo, encaixar um espacinho com uma esteira para a prática da atividade na sua varanda pode ser uma excelente ideia.
Outra dica importante é que o mobiliário pode ser simples e comprado até mesmo em hipermercados e lojas de utilidades e decoração. Com paciência, certamente você conseguirá garimpar mesinhas, cadeiras, churrasqueiras e até mesmo sofás que se adéquem ao tamanho da sua varanda.
7. Dicas de como decorar varanda pequena com pouco dinheiro
Não podemos esquecer também que as prateleiras e nichos são uma boa opção para otimizar o espaço. Além disso, não atrapalham a circulação de ar e não interferem na ventilação da sua varanda.
Mesmo com um espaço pequeno é possível fazer uma bela combinação com vasos, planos, recordações de viagens, quadros e tudo mais que a imaginação permitir.
Para quem procura uma dica de decoração sem gastar muito, a opção ideal é utilização de pallets para criar um sofá. A utilização de almofadas garante conforto e muito charme para a sua varanda. Além disso, um móvel assim é muito funcional e garante um tom moderno para o seu ambiente.
Considerações finais
E aí? Qual dessas dicas você gostou mais? Ter um espaço reduzido não significa que não possamos investir na criação de um espaço confortável e muito bonito. Com cuidado, paciência e colocando em prática essas dicas é possível criar uma varanda aconchegante e bastante diferenciada.
Observe as suas necessidades e escolha quais dicas de como decorar uma varanda pequena mais se adéquam para a composição de uma varanda incrível. Afinal, quem não ama aproveitar esse espaço para ler um livro, descansar, praticar um alongamento ou até mesmo receber amigos e família para um bom bate-papo?
Deixe seu comentário!