A tendência super em alta das casas de contêineres cumpre muitos desejos de design atuais: viver de maneira simples, diminuir a área onde se vive, estar conscientes do meio ambiente, construir uma casa com um orçamento mais baixo e a chance de fazer algo totalmente moderno e diferente do que todos estão acostumados, deixando os vizinhos de queixo caído. É isso que procura quem gosta de arquitetura moderna e está antenado nos últimos acontecimentos.
Mas há outros aspectos práticos que devem ser considerados ao escolher viver em uma casa de contêineres de transporte. Alguns benefícios desse tipo de casa, é que elas são à prova de fogo e tem uma baixa manutenção, você pode viver em uma casa de contêiner em quase qualquer lugar, e trancá-lo quando você estiver ausente, e ainda melhor, casas de contêineres menores podem se mover com você: o transporte de contentores pode ser modular: você pode empilhar dois ou três ou mais containers, conforme necessário.
A vida útil de uma casa de contêiner
Os contêineres de transporte são feitos de aço e construídos para resistir ao tempo, ao empilhamento pesado e a viagens oceânicas. Embora sua vida útil possa ser facilmente de 30 anos, a maioria das companhias de navegação as utiliza consideravelmente menos antes de colocá-los a venda, por isso, uma vida útil comum de um container de transporte em uma companhia de navegação costuma ser de 10 anos ou menos. Devido a isso, hoje há cerca de 30 milhões de contêineres de transporte não utilizados que estão a venda, ou que estão simplesmente parados. Um contêiner decente pode ser comprado por cerca de 2.000 dólares.
Qual é o tamanho de um contêiner?
Um container padrão mede 2 metros de largura e 2,5 metros de altura, e vem em comprimentos de 6 ou 12 metros. Uma terceira opção, que pode ser mais difícil de encontrar, oferece tetos mais altos; que é o container chamado de cubo alto. Um container de cubo alto mede 12 de comprimento e tem 3 metros de altura, ou seja, você deverá utilizar como base o tamanho de cada container para calcular o tamanho da casa que gostaria de construir.
Desafios domésticos em se viver em uma casa de contêiner
Antes de sair correndo procurando por containers a venda, comprar seu terreno e construir sua casa de contêiner de sonhos, você precisará se fazer as seguintes perguntas para evitar possíveis problemas:
Preciso de uma autorização?
Provavelmente você precisará de várias. Algumas áreas não permitem construção residencial usando contêineres de transporte, então verifique primeiro com o departamento de planejamento local, como sua subprefeitura, por exemplo.
Em que tipo de clima irei construir minha casa de container?
Fazer o isolamento térmico de um container de transporte pode ser complicado. Problemas maiores incluem mudanças climáticas extremas que podem levar a condensação de umidade interior, além de áreas onde existe muito vento que podem criar problemas de ruído.
Como vou fazer a retirada dos meus containers?
Um container vazio pode pesar quase duas toneladas, ou seja, você provavelmente irá precisar de um transporte adequado e de responsabilidade que leve seu container até você. Certifique-se de que um caminhão grande pode entrar facilmente em seu terreno e descarregar o container no local, ou você terá que lidar com guindastes para mover seus containers, o que será muito caro.
Como foi a utilização anterior de cada container que comprei?
O comprador deve ter cuidado: o conteúdo de muitos containers é frequentemente pulverizado com pesticidas para viagens oceânicas. Pior ainda, alguns containers de transporte que estão para venda anteriormente podem ter transportados produtos químicos tóxicos que com certeza vão arruinar suas pretensões de criar uma casa verde e amiga do ambiente. Faça uma boa pesquisa sobre a vida anterior do container de transporte que você está escolhendo para que você não corra nenhum risco.
Preciso de um arquiteto ou engenheiro?
Se você estiver fazendo cortes e grandes mudanças em seu contêiner, provavelmente é uma boa ideia consultar especialistas. As paredes longas e verticais em um container são pesadas e precisarão de reforço se forem feitos cortes para janelas ou portas. O planejamento de eletricidade e encanamento requer profissionais, especialmente para que requisitos de permissão e planejamento sem aprovados.
Se isso tudo parece muito complicado, você pode preferir simplesmente comprar uma casa de contêiner de armazenamento pré-fabricada. Hoje em dia, várias empresas criam casas de contêineres de armazenamento pré-fabricados que podem caber em todos os bolsos. Algumas dessas empresas já estão no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo e podem ser consultadas pela internet.
Embora o pensamento de viver em uma casa de contêineres pareça genial, é preciso saber que esse tipo de projeto deve ser muito bem feito para que um container realmente se torne uma casa. É preciso planejamento, investimento, e provavelmente a ajuda de profissionais para fazer uma casa de container que seja tão boa e confortável quanto uma casa comum.
Para que você se inspire, aqui estão algumas casas de contêineres de transporte que são bem projetadas e confortáveis o suficiente para que qualquer morador se sinta em casa (e não em uma caixa).
O Studio Arte cria pequenas de casas de contêineres para veraneio, ou para passar o fim de semana que são perfeitas. Os interiores são modernos e vibrantes, com muitas janelas e controles deslizantes que são incorporados para expandir o espaço ao ar livre.
Esta casa deslumbrante da Tomecek Studio vai muito além de um container. Ele abriga dois quartos, dois banheiros, sala e cozinha separada em um total de sete containers.
A MRTN Architects projetou esta casa de contêiner para ser uma casa de praia, que aproveita bem o exterior. O telhado é projetado para ser um sistema de coleta de água.
A empresa James e Mau é conhecida por suas inovadoras casas de contêineres. Este projeto de apartamentos é construído em uma colina com vista para a cidade e costa de Viña del Mar. Cada apartamento tem sua própria sala de estar ao ar livre com contêineres de carga integrada como parte da planta.
Deixe seu comentário!