No post de hoje, vamos apresentar alguns modelos de escadas para o projeto de sua residência ou local de trabalho.
Escadas é uma solução usada desde tempos imemoriais. Há espaços que simplesmente necessitam de uma via de acesso para a transição a um cômodo mais elevado. Usar corda não é a opção mais confortável, ainda que talvez seja a mais divertida. Escalar também não é apropriado.
Não há solução melhor que a escada.
E mesmo depois de passados séculos, a tecnologia se desenvolvendo, novos inventos fabricados, a escada continua sendo a melhor opção, até que se invente o teletransporte…
Apesar de termos hoje elevador, contar com esse meio de transporte não é viável para a maioria das habitações que têm no máximo um andar.
Então, se tem uma casa grande, um prédio com mais de um andar, mas não suficientes para justificar um grande investimento como o de um elevador, deverá pensar em modelos de escadas.
E muitos caem no erro de escolher uma escada qualquer, uma que apenas atenda o objetivo primário de fornecer acesso a um andar para o outro. Não se trata apenas de um quadro, ou acessórios secundários, é um instrumento que ocupa parte expressiva do cômodo em que é instalado. Portanto, é inevitável que faça parte da decoração.
E se faz parte da decoração, não é indicado escolher um tipo que destoe do conjunto, a impressão não será positiva.
Para te ajudar a escolher os melhores modelos de escadas para o seu projeto, separamos algumas dicas.
Veja nos tópicos abaixo!
Os modelos de escadas
São variados os modelos de escadas. Os estilos são definidos pelo formato do desenho da escada projetada, pelos corrimões e até dos degraus que formam uma. Para cada caso, há um lugar mais indicado.
Vamos detalhar cada estilo para que identifique qual é o que melhor atende sua necessidade.
Modelos de escadas reta
É um dos modelos de escadas clássico, mais conhecido e identificado por todos que se deparem com o tipo. Como o próprio nome deixa evidente, é uma escada cujo formato, o traçado, é em linha reta. É o tipo que ocupa mais espaço, por isso é indicado em casas, cômodos que tenha dimensões retangulares.
A escada de linha reta não se restringe a somente um tipo, pois conta com estruturas variadas e degraus que também podem se diferenciar, tanto no tamanho como do material que os revestem, como, por exemplo, degraus com carpete.
Um estilo que costuma chamar atenção, mas também arrepios quando não conta com guarda-corpo, é a escada com degraus flutuantes, aquela em que o piso está preso a parede.
Modelos de escadas em U
Faz parte dos modelos de escadas que o traçado forma uma letra vista a distancia. No caso da escada em “U” a letra é mais facilmente identificada olhando de cima para baixo. Recebe esse nome porque em determinado trecho, o traçado muda de direção, faz um 180º e volta a seguir em linha reta.
Tal característica faz com que seja um dos modelos de escadas que mais preenche espaço em um cômodo. Por isso volta-se a recomendar espaços amplos para o implemento desse tipo de escada. Mas essa ocupação de espaço traz uma vantagem, que é a possibilidade de aproveitar a área embaixo da “curva do U”.
Muitos costumar aproveitar essa área para inserir outros acessórios, artigos decorativos, como vasos de plantas.
Há modelos tanto com guarda-corpo como sem. Uma combinação interessante envolvendo esse item são degraus de madeira com guarda-corpo branco.
Uma variante utilizada em casas e edifícios de luxo é a escada em U dupla, duas fileiras paralelas ligadas ao piso de um andar e novo lance de escada entre as duas fileiras na seção inferior.
Modelo de escada em L
Outros dos modelos de escadas que formam uma letra devido ao seu desenho. É semelhante com o tipo em U, mas a diferença que em vez de uma guinada a 180º de seu traçado inicial, o giro é de 90. O que faz com que fique muito parecida com a letra “L”, por isso o seu nome.
Essa é um dos modelos de escadas indicadas para ambientes mais acanhados, pequenos, pois suas formas não ocupam muito espaço.
Esse modelo assim como os demais conta com variações, mas o diferencial deste é que a virada do L pode ocorrer em alturas diferentes, proporcionando estilos diferentes.
É possível, por exemplo, fazer um vão debaixo da escada e aproveitar o espaço para adorná-lo com acessórios, geralmente usa-se os sempre bem vindos vasos de planta.
O guarda-corpo pode ser o diferencial para imprimir um clima mais sofisticado no ambiente. Nesse sentindo, os de ferro são os mais indicados.
Modelo de escada circular
Integra os modelos de escadas que ocupam muito espaço. Isso se deve pelo traçado formar uma curva ao longo do percurso. Isso proporciona que se forme um espaço abaixo da escada. O que novamente é uma oportunidade de preenchê-lo de modo a acrescentar na decoração. Além de vasos, é comum o uso de móveis, como sofás, mesas, quadros etc.
É usual encontrar esse tipo de escada em hotéis e salões de evento.
O vão abaixo proporciona que uma bela vista de cima possa ser planejada, com móveis combinando com o corrimão, com o guarda-corpo.
Modelo de escada caracol
Um dos modelos de escadas que mais chamam a atenção por fazer curvas, dá a volta em si mesma. Provavelmente um dos modelos a ter preferência pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, fã de projetos arquitetônicos que exploram curvas.
Há quem possa confundir o estilo com a escada circular, que também apresenta curva. Mas esta é mais discreta. Já a de estilo caracol tem curvatura mais fechada e costuma ter mais de uma curva durante a extensão do traçado.
O modelo famoso desse estilo de escada é a versão com degraus estreitos. Mas existem modelos que são mais espaçosos e que passam um ar futurista na decoração.
É o tipo de escada que ocupa menos espaço nos ambientes.
Gostou deste conteúdo sobre modelos de escadas?
Então curta, compartilhe, avalie.
Seu apoio é muito importante para nós.
Leia mais de nosso conteúdo.
Fotos de modelos de escadas
Deixe seu comentário!