Decoração

Biombo: transforme seu ambiente com praticidade

Biombo

O biombo é uma peça excelente e que pode ser usada de maneira bem criativa na decoração. Para quem quer mais versatilidade no ambiente, esse tipo de painel vai te ajudar a criar divisões inteligentes. Confira as melhores ideias e escolha o seu.

A versatilidade vem se tornando quase que uma obrigatoriedade na decoração dos ambientes. Os biombos são ótimos quando o assunto é esse.

O que mais chama a atenção nesse tipo de peça é a possibilidade de deixar o ambiente diferente. Podendo ser usado como decoração ou divisão de um ambiente, é facilmente encontrado em diferentes estampas e materiais.

Ter um ambiente com divisões feitas de biombo é muito charmoso e nos remete a lembranças de ambientes orientais.

Quem pretende dividir os ambientes sem utilizar paredes, pode optar pelos biombos, pois existem alguns que são vazados. Isso permite a conexão entre dois ambientes.

Hoje vamos te dar algumas dicas bem legais para você escolher o melhor biombo para a sua casa. Lembre-se de escolher uma estampa que combine com o ambiente que você decorar.

Afinal, o que é um biombo?

O biombo nada mais é do que uma estrutura feita geralmente de madeira, onde podem haver mais de uma folha ou faces. Sua utilização é feita normalmente para separar, esconder ou até mesmo proteger algum ambiente específico.

No Japão essas peças são chamadas de Byōbus, usados antigamente como uma barreira para impedir as ações do vento. Era uma proteção literalmente.

Até hoje eles fazem parte da decoração das casas do Japão e simbolizam principalmente a elegância e o status elevado dos donos das casas. Sua riqueza se dá principalmente por causa, da maneira artesanal que são produzidos.

São utilizados papel Washi e bambus, a pintura ganha um lindo destaque, pois todas são feitas à mão, podendo inclusive conter folhas de ouro.

No Ocidente, os biombos não são tão ricos de detalhes como os japoneses. Por exemplo, as peças artesanais estão presentes em menores quantidades. A estrutura é bem simples, assim como as pinturas.

Mesmo com tanta variedade, as funções continuam as mesmas, que é a de separar os ambientes.

O biombo é feito de qual material?

Os biombos considerados mais tradicionais são feitos com uma estrutura de bambu ou madeira. Mas, é possível também os encontrar com uma estrutura feita de outros tipos de materiais como compensado, MDF, metal e ferro.

Com a modernidade novos modelos foram criados e o biombo tradicional ganhou diferentes opções decorativas na sua parte central. Tecidos, fibras naturais, espelhos, barbantes, vidros e chapas de MDF, além de estofados compõe essa região.

Essas chapas de MDF inclusive, podem ser pintadas com diferentes tipos de tintas.

Qual é a melhor maneira de inserir um biombo na decoração?

Quer fugir daqueles painéis mais tradicionais? O biombo é a solução mais fácil e rápida de transformar os ambientes da sua casa. Ele é excelente para fazer algumas divisões de ambientes como salas de jantar e estar.

Divisões de estúdios e lofts também ficam incríveis com esse material.

Além dessa função de separação de ambientes conjugados, ele pode servir como um objeto de decoração diferenciado.

Existem diferentes modelos no mercado que podem te ajudar no projeto de decoração. Alguns são pintados com tintas de lousa, possibilitando que a pessoa desenhe ou escreva nele.

Biombo

8 ideias criativas para montar o seu biombo

1 – Biombo vazado

Esse tipo de biombo é excelente para quem gostaria de fazer uma divisão em algum ambiente conjugado.

Separar salas de estar e jantar é uma das opções de utilização.

2 – Biombo vazado com papel de parede

Existem alguns papéis de parede que dão a impressão que o biombo esteja vazado. Geralmente esses papéis possuem desenhos diversos, escolha uma estampa que você achou mais legal e que principalmente combine com o seu projeto.

3 – Biombo para sala com quadros pendurados

Muitos projetos de decoração utilizam esse tipo de biombo, pois além de sua funcionalidade tradicional de separar os ambientes, ele também pode servir para decorar.

Pendure quadros estilizados ou com temas que combinem com a decoração da sua casa.

4 – Biombo porta objetos

Nesses tipos de biombos, existem compartimentos onde é possível guardar objetos nele.

Quem mora sozinho e vai jogando as chaves em qualquer lugar quando chega em casa, pode amar a ideia de um biombo desse tipo.

5 – Biombo mancebo

Esse é um excelente modelo para se colocar no quarto. Ele substitui aquele tradicional mancebo, vendido antigamente para se pendurar roupas e o que mais quiser.

O material utilizado para confecção pode ser o mais variável possível. Os de cobre são ótimos principalmente no quesito durabilidade.

6 – Biombo com ripas de madeira na horizontal

Esse é o típico biombo contemporâneo que combina com qualquer tipo de ambiente. Ele serve muitas vezes para delimitar algum ambiente.

Escritórios que precisam demarcar o espaço dos funcionários podem utilizar esse tipo de biombo.

7 – Biombo como cabeceira

Pode parecer um pouco diferente, mas os biombos utilizados como cabeceiras dão um charme maior no quarto. A ideia é simples, basta utilizar um biombo normal como cabeceira da cama.

A tonalidade e o material que ele é composto vai depender do projeto pensado para o ambiente.

8 – Biombo japonês

Os biombos japoneses são peças exclusivas e únicas, isso porque os desenhos desses objetos são pintados a mão. Ou seja, um desenho nunca será igual ao outro.

Em muitos projetos de decoração eles são usados de forma sutil para dividir ambientes como o quarto de um banheiro, por exemplo.

Aprenda a fazer o seu biombo

Agora que você aprendeu tudo sobre biombo, que tal produzir o seu? A seguir vamos te ensinar a fazer um lindo biombo de isopor, fácil e rápido.

E você não precisa de grandes habilidades assim para confecciona-lo.

Veja a seguir como montar o seu biombo.

  • Compre 9 placas de isopor, as melhores são aquelas mais grossas, de preferência em formato quadrado;
  • O biombo será composto por 3 partes, cada parte deverá conter 3 placas;
  • Para fazer essa junção das placas você deverá usar cola e fita adesiva mais grossa;
  • Fure apenas um dos lados de cada uma dessas placas, a função desses furinhos é juntar as divisórias;
  • Decore essas placas de isopor, você poderá utilizar papel contact, eles são excelentes para dar um efeito lindo nelas;
  • Os furinhos devem ser feitos também no papel contact para facilitar a junção;
  • Una essas placas com uma fita de cetim.

Pronto, viu como é fácil fazer o seu biombo? O isopor pode ser trocado por outro material mais firme se quiser. O importante é que as placas fiquem bem unidas para não correr o risco de cair.

Biombo Biombo Biombo Biombo Biombo Biombo Biombo

Deixe seu comentário!