Decoração

Cozinha e área de serviço integradas: como aderir?

Cozinha e área de serviço integradas

Com a correria do dia a dia entre trabalho e cuidados com o lar, por incrível que pareça, acaba ficando difícil e corrido ter que andar apressadamente de cômodo ao outro somente para realizar pequenas tarefas. É pensando nisso que surgiu a ideia de criar a cozinha e área de serviço integradas.

A cozinha é sem dúvidas o lugar da casa onde geralmente passamos mais o tempo. Justamente por isso, também é o lugar em que mais nos preocupamos em deixar limpo e agradável para receber amigos, familiares ou apenas para nos sentirmos bem.

Cozinha vs área de serviço

Como dito na introdução do texto, a cozinha é a parte da casa onde mais há a preocupação de manter tudo limpo, em ordem e agradável. Afinal, é ali que alimentos são preparados e ficam armazenados, por isso, é um ambiente que precisa do dobro da atenção em questão de higiene e conforto.

Também por conta disso, a decoração da cozinha e a posição em que os móveis serão colocados também muda muito a imagem como ela é vista.

Por outro lado, temos a área de serviço, que é outro lugar que sempre há a preocupação em manter limpo e organizado. Diferente da cozinha, na área de serviço não há alimentos, mas uma porção de produtos de limpeza, roupas para serem lavadas, baldes, entre outros produtos e materiais.

Por mais que sejam cômodos para objetivos totalmente opostos, ainda existe muita semelhança entre eles na questão de higiene e preocupação com a imagem do ambiente.

Cozinha e área de serviço integradas

Com o passar dos anos, a impressão que temos é que os anos estão cada vez passando mais rápido e o tempo livre que nos sobra está cada vez menor. Justamente por isso, moradores de diversos tipos de residência estão visando otimizar as suas funções, a fim de não precisarem tirar o foco por inteiro de uma função para focar em outra.

Foi nesse momento que surgiu a ideia de criar a cozinha e área de serviço integradas. Assim, o morador não precisa parar o que está fazendo para se dedicar à outra função, afinal, tudo estará no mesmo ambiente e muito próximo entre si. Imagine estar na cozinha fazendo algo e não precisar se deslocar para outro cômodo para abrir a máquina de lavar ou para colocar as roupas lavar.

Além disso, para lavar a louça não é necessário sair de um ambiente para o outro somente para pegar um sabão líquido ou em barras. Essa é uma das grandes vantagens da integração da cozinha com a área de serviço, outras que podemos citar, são:

  • Otimização de tarefas;
  • Praticidade e agilidade nas funções.

Cuidados necessários na integração

Como tudo aquilo que é mudado de lugar ou mexido de alguma forma dentro do ambiente residencial, é preciso ter atenção e planejar muito bem para não precisar arrastar móveis desnecessariamente, além de correr o risco de estragá-los. Logo, pode ser que contratar um profissional após realizar uma pesquisa, seja uma ótima ideia.

Outro cuidado que é necessário ter, é na questão de que justamente a cozinha e a área de serviço estão integradas. Isso significa que é preciso planejar muito bem o ambiente e talvez seja necessário atentar-se para conseguir novos móveis sob medida.

É preciso também redobrar a atenção em questão da higiene, afinal, será praticamente um segundo ambiente dentro de outro. Isso significa que a comida deve ficar bem longe da máquina de lavar e dos produtos de limpeza, além do mais, é preciso ter cuidado para que nenhum cheiro fique impregnado nas roupas recém-limpas.

Cozinha e área de serviço integradas

Dicas para aderir à montagem da cozinha e área de serviço integradas

As dicas abaixo são de extrema utilidade para quem está decidido a integrar os dois ambientes da casa em um só.

Contrate um profissional

Pode parecer besteira, mas não faça nada sem ajuda profissional. Um profissional nesse segmento já possui a experiência necessária e a formação adequada para saber como proceder, qual design fica melhor, cores, e quais os outros profissionais mais indicados para ajudar na função.

Além disso, o auxílio profissional é a melhor garantia de que as coisas não darão erradas e que os prejuízos financeiros e materiais passem bem longe da reforma.

Coloque tudo na ponta do lápis

Antes de botar em prática qualquer decisão que tenha tomado, separe um tempo e coloque no papel todas as despesas pessoais. Assim como as despesas da casa em geral e o quanto será gasto na integração. Afinal, é preciso dar um passo de cada vez e se certificar de que as coisas serão feitas de uma forma que não haja furos financeiros mais adiante.

Inspire-se

As ideias estão na internet e nas revistas justamente para serem usadas. Logo, procure referências de cores, espaços, móveis e leve para debater com o profissional. Dessa forma, pode ser que a partir de uma simples inspiração, surjam diversas outras ideias muito mais inovadoras e eficazes.

Peça opinião

Um pouco dentro do tópico anterior, é sempre válido pedir tanto a opinião do profissional quando das pessoas que moram na mesma casa. Mesmo quando estamos decididos a algo, é sempre importante consultar as pessoas mais próximas. Isso é feito para saber se todas estão de acordo com a mudança. Dessa forma, deixar bem claro todos os processos e mudanças que isso terá na rotina.

Considere móveis novos para a cozinha e área de serviço integradas

Dependendo do espaço do cômodo, é bem possível que os móveis que já haviam na cozinha e na área de serviço não fiquem legais. Especialmente quando são postos todos juntos. Por isso, considere a hipótese de precisar adquirir novos móveis e, inclusive, fabricar alguns sob medida.

Essas mudanças, por mais benéficas que sejam, trazem algumas surpresas no meio do caminho e, justamente a questão dos móveis, pode ser uma delas. Daí também surge a importância de colocar tudo no papel e calcular.

De qualquer forma, durante a mudança para cozinha e área de serviço integradas, é sempre benéfico considerar as mudanças como algo positivo. Nunca como algo negativo. Afinal, é uma nova energia e espaço que está sendo construído dentro da casa.

Deixe seu comentário!