Decoração

Decoração com papel crepom: fotos e ideias

Decoração com papel crepom

Fazer uma decoração com papel crepom pode ser uma excelente alternativa para quem deseja um material versátil e barato. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, em que consiste esse tipo de papel e, também, algumas dicas para garantir uma linda produção em sua casa, festa ou evento. Boa leitura!

O que é papel crepom?

Trata-se de um dos mais leves papéis que existem. Em seu processo de fabricação, o papel é coberto com uma cola especial e, depois, encrespado para criar suas tão conhecidas dobras.

O papel crepom é fabricado em uma máquina especificamente elaborada para esse fim, dotada de um cilindro com um grande exaustor que funciona à base de ar quente – responsável pela secagem a vapor. Sua matéria-prima é a celulose.

O cilindro, pulverizado com adesivos, a fim de assegurar que o papel grude, permite a formação das dobras com uma lâmina que, por sua vez, efetua a raspagem dos papéis secos que assomam à superfície da máquina.

A crepagem, isto é, a formação das dobras, é controlada por meio da intensidade do adesivo, da forma geométrica das lâminas, da diferença entre a velocidade do cilindro e a parte final da máquina, bem como as características inerentes à polpa do papel utilizado.

Ele é considerado um dos mais leves papéis devido ao fato de que seu peso tende a ser inferior a 35 g/m². As dimensões das dobras refletem o quanto os papéis encurtaram durante o frisamento. Na maioria das ocasiões, os papéis normalmente encolhem entre 10% e 30%.

A formação de frisos é usada para aumentar e ajustar a espessura dos papéis, os quais apresentam efeitos marcados na absorvência e suavidade. Os enrugamentos também podem ser aplicados a diferentes tipos de papéis. O que denota a diferença do papel crepom é justamente o fato de possuir textura rugosa e ausência de opacidade.

A decoração com papel crepom, contudo, não resume a sua possibilidade de uso. Com efeito, ele vem sendo utilizado ao longo dos anos em serpentinas e na confecção de acessórios diversos. Nesses casos, ele é embebido em um pouco de água, de modo a formar corantes para cartolinas brancas e outros materiais.

É comum vermos o papel crepom sendo empregado para fazer esculturas de papel, apliques e flores de papel. Além disso, ele é um excelente revestimento de diversos tipos de fita, como a fita isolante e a fita crepe.

No exterior, o papel crepom é utilizado para fazer tamales (iguaria da gastronomia mexicana semelhante a pamonha) em substituição às palhas de milho. Na ex-União Soviética, por exemplo, o papel crepom não alvejado e não tingido era amplamente usado como papel higiênico.

Outros usos incluem sua integração aos sistemas de reparos em modelos de foguetes em miniatura e na construção dos trajes típicos do Junkanoo, o mais popular desfile de rua nas Bahamas, pequeno país da América Central.

Decoração com papel crepom para festas

As decorações com papel crepom podem ser utilizadas em quaisquer tipos de festas, desde os casamentos e batizados aos aniversários e festas infantis, nas mais variadas formas: painéis, flores, balões, nas mesas, nas paredes, no teto etc. As possibilidades são praticamente ilimitadas.

O primeiro passo para fazer sua decoração com papel crepom para uma festa de aniversário consiste em selecionar as cores. Ou seja, se a decoração for em tons brancos e azuis, os detalhes feitos em papel crepom precisarão seguir essa paleta.

Caso a decoração tenha um tema aquático ou marítimo, por exemplo, você escolherá provavelmente itens em tons de branco, verde e azul, não é mesmo? Logo, o papel crepom também trará essas cores.

Uma boa ideia para fazer uma decoração com papel crepom para casamento é escolher algo mais discreto e elegante. Cores como o rosa claro, o dourado, o bege e o branco são bem-vindas, enquanto outras mais fechadas e fortes podem destoar.

Outra dica interessante refere-se à utilização do papel crepom no teto. Desse modo, você fará uma decoração diferente, aproveitando um espaço que, geralmente, não é muito usado.

Todavia, se você desejar algo com uma pegada clássica, como decorações de mesa ou na parede, saiba que essas alternativas funcionam muito bem. Para deixá-las ainda mais lindas, você poderá unir o papel crepom com flores ou balões.

Painel de papel crepom

Se você fizer um painel de papel crepom e afixá-lo em uma parede certamente se surpreenderá com seu belo efeito visual. Para isso, você precisará dos materiais:

  • Tesoura;
  • Fita dupla face;
  • Papéis nas cores que você preferir.

Com estes itens, você deverá:

  • Colar a fita, no tamanho de sua preferência, na parede;
  • Retirar a película protetora junto à superfície de sua fita;
  • Enrolar o papel crepom e cortá-lo em pequenos rolos, na espessura que desejar;
  • Desenrolar os rolinhos do papel crepom, colando as pontas na fita;
  • Prosseguir até o fim da fita.

Se o papel crepom ficar arrastado no chão, lembre-se de cortar um pouco, deixando o painel na mesma altura. Caso queira, poderá utilizar outros pedaços das fitas na primeira camada, colando uma nova faixa com papel crepom sobre ela, até obter um acabamento diferenciado.

Essa decoração com papel crepom deve ser terminada, também, a partir da colagem de balões diretamente sobre a parte superior do seu painel. Tenha em mente que, para que o seu trabalho fique ainda mais legal, poderá torcer as faixas e afixar a parte inferior delas com a ajuda da fita.

Flores de papel crepom

A segunda decoração utilizando papel crepom que mostraremos é a de flores. Para ela, você precisará de:

  • Palito (pode ser aqueles usados para churrasco);
  • Cola branca;
  • Tesoura;
  • Papel crepom.

Quando estiver em posse desses itens, basta seguir as orientações de decoração com papel crepom em forma de flores, você deverá:

  • Dobrar o papel crepom, deixando-o com cerca de cinco centímetros de largura;
  • Cortá-lo após medir seu comprimento dentro de algo em torno de 4 dedos;
  • Cortar a parte superior no formato de um arco;
  • Passar a cola branca na ponta superior do palito;
  • Colar as pontas de papel no palito;
  • Enrolar o papel crepom em torno ao palito, a fim de compor a flor e continuar passando a cala branca em sua base para assegurar que ela seja bem afixada;
  • Quebrar o palito na altura desejada.

Se preferir, poderá usar uma decoração com papel crepom na cor verde para cobrir o seu palito, à guisa de talo para a flor.

Galeria de fotos

Deixe seu comentário!