Decoração

Decoração para consultório de pediatria

Decoração para consultório de pediatria

Ir a consultas médicas pode ser fácil para os adultos. Por outro lado, as crianças tendem a não gostar muito do ambiente hospitalar. De forma geral, esse trauma das crianças pode dificultar o seu atendimento. Entretanto, a decoração para consultório de pediatria pode ajudar a aliviar a sensação de medo das crianças!

Já é de conhecimento dos amantes de decoração que ela tem grande efeito sobre as nossas emoções. A escolha de cores, disposição dos móveis e outros acessórios decorativos têm o poder de nos acalmar ou agitar, alegrar ou deprimir. Em especial em consultório e clínicas, é preciso criar um ambiente acolhedor, tranquilo; e ao mesmo tempo profissional.

Por outro lado, a visão de adultos e crianças são diferentes. O que pode ser um ambiente calmo para os pais, pode ser um lugar chato ou assustador para uma criança. Achar o equilíbrio entre um ambiente profissional e infantil pode ser difícil. Por isso, veja algumas dicas de decoração para criar um ambiente acolhedor e agradável para as crianças, mas sem perder o aspecto médico!

Decoração para consultório de pediatria: dê vida as paredes!

Assim como em todos os ambientes da área da saúde, um consultório de pediatria deve ter as paredes pintadas cores claras e suaves. Entretanto, para atrair a atenção das crianças, podem ser usados cores como azul, rosa, amarelo, verde ou roxo em tons pasteis. Essas cores deixarão o ambiente com aspecto alegre, mas sem que cause sentimento de agitação.

Além disso, papeis de parede que tenham desenhos de bichinhos podem sem ser aplicados na parede. Se você quiser criar um ambiente atrativo para as crianças, mas sem perder a seriedade de um consultório, papeis de parede listrados ou com formas geométricas são capazes de dar um bom equilíbrio.

Por outro lado, caso você prefira paredes de cores neutras, os quadros e painéis decorativos podem se tornar um grande atrativo. A vantagem de apostar nesse estilo é que a variedade pode ser muito maior, pois existem diversos elementos decorativos para parede de personagens que as crianças amam. Além disso, a sua manutenção é barata e ele podem ser trocados com frequência sem muito gasto.

Por fim, lembre-se que, além de atender crianças, você receberá os pais. Então, um ambiente muito poluído pode ser incomodo. Por isso, tente combinar as cores ao criar um ambiente colorido. Use o círculo cromático para te ajudar na escolha. Dessa forma o seu consultório de pediatria vai ficar alegre e aconchegante.

Escolha formas e cores descontraías

Não é só de paredes que um consultório é feito. São necessários alguns móveis e equipamentos para atender bem as crianças!

Nesse sentido, a fim de criar um ambiente alegre, escolha móveis que tenham formatos descontraídos. Um exemplo são as cadeiras tulipa. Elas têm um formato elegante, mas que foge do padrão. Além disso, é fácil encontrar essas cadeiras em diversas cores e materiais.

Ainda nesse ínterim, use a criatividade para incorporar seus equipamentos a decoração. Dessa forma, será mais fácil utilizá-los nas crianças. Por exemplo: um estadiômetro comum pode ser substituído por um em formato de girafa. Pense também em usar o formato dos moveis para fazer desenhos, como transformar um balcão em um caminhão com a ajuda de alguns adesivos.

Outros grandes aliados na decoração para consultórios de pediatria são as nichos e as prateleiras. Para dar um ar moderno e criativo, prefira as prateleiras coloridas e os nichos de formatos diferentes. Eles podem ser usados para guardar equipamentos ou simplesmente para expor brinquedos e livros infantis.

As possibilidades são infinitas, basta soltar a imaginação!

Decoração para consultório de pediatria

Atenção a segurança na decoração para consultório de pediatria!

Por outro lado, abrir um consultório de pediatria é uma grande responsabilidade. Para isso, consulte todas as regras de segurança e higiene da ANVISA ao montar a sua decoração!

De forma geral, é preciso tomar cuidado com tudo aquilo que pode ser um perigo para crianças. Ao escolher os móveis, prefira aqueles que sejam fáceis de limpar, que tenham canto arredondado e trava de segurança. O ideal é que os móveis sejam de madeira; nunca de vidro. Evite também deixar objetos muito pequenos, materiais perfurocortantes e medicamentos ao alcance das crianças.

Além disso, pense no conforto das crianças e dos pais. Invista em sofás e poltronas de qualidade e que sejam de fácil acesso para todos. Para facilitar a higiene, prefira os acentos de plástico, couro ou outro material impermeável.

Caso decida disponibilizar brinquedos ou outros jogos para as crianças, certifique-se de que eles sejam atóxicos, coloridos e fáceis de limpar. Igualmente importante, escolha brinquedos que tenham o selo do INMETRO. Por fim, evite ursinhos de pelúcia, já que eles podem acumular muita poeira e bactérias.

Semelhantemente, a escolha do piso influencia na segurança dos pequenos. Prefira os revestimentos de material frio, antiderrapantes e de fácil limpeza. Além disso, descarte a decoração com carpetes e tapetes, pois eles podem causar muito acidentes!

Ache o equilíbrio entre alegria e profissionalismo!

O maior desafio ao decorar um consultório de pediatria é saber criar um ambiente profissional e ao mesmo tempo atrativo para as crianças. Embora seja um espaço infantil, ainda se trata de um consultório médico e o profissional também deve se sentir acolhido no seu ambiente de trabalho.

Para atingir esse equilíbrio, de preferência a móveis claros e use elementos decorativos de apenas uma ou duas cores. Depois disso, se ainda achar que o ambiente precisa de mais cor, faça as alterações de forma sutil, com a ajuda de acessórios menores como almofada ou molduras de quadros.

Outro ponto importante é manter a organização. Ambientes claros tendem a evidenciar quando há algo fora do lugar, algo que prejudica a beleza da decoração!

Considerações finais

Embora o post fale de muitas ideias de decoração, não é necessário colocar todas em prática. Para criar um ambiente atrativo para as crianças, não é preciso transformas o consultório em um parque de diversões. O mais importante é fazer com que a criança se sinta bem, e poucos elementos decorativos são suficientes para isso.

Por fim, solte a imaginação! Adapte o seu estilo pessoal a decoração para consultório de pediatria.

Deixe seu comentário!