Decoração

Garagem integrada se torna cada vez mais popular

Garagem integrada

A cada dia que passa, as casas são construídas em espaços menores. Por isso, muitos têm procurado formas de aproveitar os ambientes da casa, dando novas funções a eles. Um exemplo disso é a garagem integrada.

Esse estilo de decoração consiste em aproveitar garagens com espaço amplo para criar ambientes de lazer. Entretanto, a garagem pode dividir espaço com os mais diversos cômodos, dependendo do seu estilo. Confira algumas dicas!

Como aderir a garagem integrada?

Primeiramente, antes de decidir adaptar nossa casa para ter uma garagem integrada, precisamos entender como ela funciona e que imagem ela transmite. De forma geral, utilizar o espaço de guardar o carro como um cômodo resulta em um estilo rústico e contemporâneo, podendo também variar para o retrô. Tudo depende do estilo do seu carro!

Em segundo lugar, devemos considerar que esse tipo de adaptação valoriza o carro; ele se torna um objeto de decoração. Portanto, a garagem integrada combinará bem com pessoa que encaram o carro como algo mais do que apenas um meio de transporte. É importante que o automóvel esteja sempre bem cuidado e limpo.

Por último, a estrutura da casa deve ser levada em consideração, pois esse tipo de garagem fica visualmente mais bonito quando não é a entrada principal da casa. Além disso, tenha em mente que tipo de adaptações você está disposto a fazer para aderir a garagem integrada, pois algumas casas precisam de grande investimento para fazer as mudanças necessárias.

Tipos de garagem integrada

Teoricamente, existem dois tipos de garagem integrada. A mais comum é aquela que se mistura ao ambiente como um espaço adicional em casos de necessidade. Esse tipo de projeto quase sempre não precisa de um planeamento arquitetônico, basta decorar sua garagem coberta como uma sala de estar ou de jogos, por exemplo.

Por outro lado, o carro pode ser utilizado como parte integrante de um ambiente, fazendo parte da decoração. Nesse caso, o ambiente funciona como garagem e ao mesmo tempo que é destinado a outras atividades. De forma geral, esse tipo de garagem exige um pouco mais de planejamento e um espaço maior.

Por fim, se você deseja ter uma garagem integrada, mas não quer que o carro seja o protagonista do ambiente, pode recorrer a garagem comunicada. Ela se trata de um espaço para estacionar o carro que fica visualmente separado do resto da casa. Por exemplo, podem ser utilizados paredes de vidro, pilastras de metal, muros rústicos incompletos, entre outros, para fazer a separação. O importante é poder visualizar o carro. Dessa forma, ele fará parte da decoração, mas não será o centro das atenções!

Garagem integrada

Ideias para utilizar a garagem integrada

Depois de decidir se a garagem integrada vai ser boa para a sua realidade, inspire-se em algumas ideias. O mais comum é que ela esteja junto com ambientes de lazer, como sala de estar, de jogos ou algum lugar em que você prática seu hobbies. Entretanto, a garagem pode fazer parte de qualquer ambiente!

Sala de jogos

Fazer uma garagem integrada a sala de jogos é bem simples. Em síntese, basta decorar o local onde você guarda o carro. Você pode instalar mesas temáticas, prateleiras para guardar jogos de tabuleiro ou outros brinquedos que preferir, além de fazer uma parede lousa para anotar placares.

A vantagem de fazer uma sala de jogos na garagem é que, caso receba mais pessoas, você pode abrir espaço retirando o carro.

Sala de estar

Outra opção para quem quer economizar espaço é integrar a sala de estar a garagem. Seja mobiliando o local onde você guarda o carro, ou derrubando a parede entre a sala de estar e a garagem; esse estilo é bem fácil de aderir.

O ponto principal de decoração da sala será o automóvel. Então, essa é uma ótima ideia para quem ama carros e quer deixar sua casa com estilo industrial. Por outro lado, se não quiser que chamar tanta atenção para o carro, pense em colocar algum tipo de barreira visual. Dessa forma, ele fará parte da decoração, mas não será o protagonista.

Área gourmet

De fato, fazer a área gourmet integrada com a garagem pode ser uma boa opção para quem quer ter uma área de lazer em casa, mas não quer perder a privacidade ao receber convidados. Nesse caso, seus amigos vão direto da garagem para área gourmet, sem precisar passar pela sua casa inteira.

Além disso, para aqueles que tem mais espaço e uma garagem descoberta, é possível instalar churrasqueira, piscina ou um pequeno parquinho para as crianças!

Área de serviço

Semelhantemente, a garagem pode ser integrada a área de serviço. Com a instalação de máquina de lavar, tanque, alguns armários e varal, o local de guardar o carro pode servir também como área de serviço.

A vantagem dessa adaptação é que pouco espaço é necessário; sendo de ajuda principalmente para as casas pequenas e que não possuem quintal, apenas a garagem. Entretanto, se as roupas ficarem muito próximas do carro, é importante que ele esteja sempre limpo para evitar que ele as suje!

Estúdios e ateliês

Independente da sua profissão ou hobbies, a garagem integrada pode ser de grande ajuda para criar espaço para trabalhar em casa. Por dar um ar moderno ao ambiente, esse estilo de adaptação combina muito bem com estúdios e ateliês.

Além disso, colocar um carro antigo no seu escritório pode dar um estilo vintage. De fato, um ambiente bem decorado faz toda a diferença na produtividade; uma vez que pode ajudar a estimular a criatividade!

Loft com garagem integrada

Por fim, quem mora em lofts também pode se beneficiar da garagem integrada; uma vez que esse estilo de residência não tem nenhum tipo de divisão estrutural. De forma geral, os lofts são preenchidos somente com mobília.

Entretanto, se o loft tiver uma entrada ampla, em que seja possível entrar com o carro, basta adaptar a decoração para que combine com o estilo do automóvel!

Considerações finais

Acima de tudo, a garagem integrada foi feita para aproveitar espaço. Por isso, se você sente que precisa de uma casa maior, analise com cuidado. Quem sabe você não será o próximo a aderir a essa tendência!

Deixe seu comentário!