Decoração

Modelos de cortina para sua casa ficar linda

Modelos de cortina

As cortinas são ótimos adereços para manter a privacidade da casa e ainda colaborar com a decoração. Confira quais os melhores e principais modelos de cortina.

Modelos de cortina mais comuns

A cortina é uma das maiores responsáveis por complementar e conversar com a decoração da casa. Além disso, ela garante muito mais privacidade e consegue controlar a luminosidade, proteger os móveis e eletrônicos, além de controlar o excesso de sol que pode entrar na casa.

Cortina tradicional

A cortina tradicional é a mais comum e pode ser feita com grande variedade de materiais, texturas, panos, cores e desenhos. Logo, ela é uma cortina muito variada e pode se adaptar facilmente à decoração da casa, basta escolher o tipo certo. Muitas vezes, ela é usada especificamente para a função decorativa, não sendo específica para bloquear a luz que entra. A cortina tradicional é, geralmente, presa por varões ou trilhos, que podem conter peças como braçadeiras, pingentes, etc.

Persiana

São chamadas de persiana aquelas cortinas que são formadas por lâminas presas por um cordão que gira na vertical ou horizontal. É o modelo mais indicado para bloquear a luminosidade excessiva em um ambiente e fornecer maior privacidade, já que ela não possui transparências.

Ela pode conter fechamento em standard, monocontrole ou motorizado. É ideal para quando a persiana é alta e quanto maior for a lâmina da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela estiver aberta.

Existe também a cortina silhouette que é basicamente o mesmo que a persiana, mas confeccionada com tecidos. Ela fornece muita praticidade, como as persianas, e mais elegância nos tecidos.

Cortina romana

A cortina romana também é conhecida como persiana romana. Ela é vertical, estruturada e possui varetas que permitem que ela seja fechada por camadas. Como ela é estruturada, tem a opção de ser feita com vários tecidos.

Dependendo da escolha do material, ela pode servir para o escurecimento total do ambiente ou apenas para fornecer maior privacidade. Ela é muito utilizada em ambientes modernos composta por materiais mais criativos e diferentes, assim como a palha.

Rolô

A cortina rolô é aquele tipo de cortina que enrola para ser fechada. Ela é um dos modelos mais usados para proporcionar escurecimento do ambiente, aliada ao tecido blecaute. Quando enrolado, ele geralmente fica escondido na sanca ou atrás de um varão de uma cortina.

Justamente por isso, ele é usado no lugar do forro por aquelas pessoas que procuram uma cortina mais tradicional na decoração da casa, mas também com a possibilidade de escurecer um ambiente para assistir televisão, por exemplo.

Celular

Esse tipo de cortina é confeccionada com o tecido-papel em forma de colmeia. Ela abre e fecha na direção vertical e forma uma espécie de sanfona. Em relação ao material, pode ser feita como o tecido blecaute, com a mesma finalidade de bloquear a entrada de luz e causar isolamento acústico.

Painel

Essa cortina é encontrada principalmente em painéis de lona ou sarja. Ela abre horizontalmente e é presa a um trilho. Esse tipo de cortina é muito indicado em lugares que há espaços próximos à portas ou janelas.

Modelos de cortina

5 modelos de cortina e ideias originais

Depois de conhecer e entender um pouco mais sobre cada tipo de cortina e suas utilizações, agora é possível conhecer alguns modelos e ideias de como utilizá-las.

Cortina bicolor

A cortina bicolor traz um ar mais vibrante para o lugar em que ela se encontra, além de proporcionar sentimentos de maior alegria e bem-estar. Quando fechadas para evitar a luz solar, elas podem reluzir a coloração de forma a deixar o ambiente levemente colorido. Isso é extremamente benéfico, já que é comprovado que as cores podem influenciar diretamente na sensação que temos de pessoas e lugares.

Altas e ousadas

Há cortinas que são indicadas para serem usadas em casas e lugares que possuam uma parede alta. Inclusive, elas são extremamente refinadas e podem ser usadas na intenção de alongar. Porém, para usar essa cortina, é indicado que a própria janela tenha um tamanho bem parecido ao dela.

Para esse modelo de cortina, é preciso usar toda a altura do ambiente e uma dica muito boa é usar tecidos translúcidos, que além de proteger a área interna, ainda promove uma visão melhorada da área externa.

Cortina vaporosa

A cortina vaporosa serve para as pessoas que querem dar leveza e simplicidade ao ambiente. Ela promove a sensação de ser um painel translúcido e futurístico dentro da sala. É possível encontrá-la em tonalidades que componham o ambiente, como pitadas de azul, caso o ambiente seja branco, por exemplo.

Esse tipo de cortina é ideal que combine com o papel de parede da casa ou a sua textura. Assim fica muito mais bonita e favorável com o ambiente.

Estilo contemporâneo

Esse tipo de cortina é ideal para os ambientes em que a pessoa está querendo aliar o contemporâneo ao vintage. Inclusive, ela fica belíssima em ambientes de tons mais escuros quando combinada com o tecido de veludo. Em ambientes de madeira ela fica muito bem colocada, pois consegue alinhar exatamente a proposta do vintage com o contemporâneo.

Estilo solar

Esse estilo visa mesclar o campestre e o rococó. É uma ótima ideia para ambientes que são cercados por natureza e animais, por exemplo, as fazendas. Dessa forma, ela é indicada para ambientes mais caseiros e grandes e fica muito bonita quando colocada em ambientes claros com o tecido em cor de mostarda. Além disso, pode ser mesclada com estampas étnicas para dar mais autenticidade para o ambiente.

Como é possível observar, as cortinas também podem transmitir uma ideia de personalidade única para o ambiente, passando exatamente a imagem que o proprietário quer que as pessoas sintam.

É justamente por isso que é tão importante saber escolher a cor, o tecido, o estilo e o tipo da cortina, para que ela harmonize e case com o ambiente. Para saber qual escolher, basta dar uma boa analisada no ambiente ao redor e decidir quais os modelos de cortina que mais se enquadram.

Deixe seu comentário!