Você já ouviu falar em pele de vidro? Caso esse termo seja uma novidade para você, talvez isso se deva ao fato de que não esteja, ainda, ligando-o à sua respectiva estrutura.
A pele de vidro (costumeiramente chamada de fachada de vidro), representa mais do que um mero apelo estético, trazendo consigo vários benefícios, motivo pelo qual tende a ser uma excelente alternativa para edificações de grande e/ou médio porte.
Apresentamos, ao longo deste artigo, o que é pele de vidro, assim como seus principais benefícios e desvantagens, além de belas fotos dessa estrutura, a fim de ajudar você a decidir se vale a pena utilizar esse material. Boa leitura!
O que é a pele de vidro?
Trata-se de uma fachada metálica e revestida com vidros transparentes, fumês ou espelhados. As estruturas que servem para sustentar as paredes externas – feitas de vidro – ficam escondidas. Esse é o maior diferencial estético dessa estrutura, à medida que pode deixar as fachadas mais modernas e cleans.
Quais são os principais benefícios?
A possibilidade de economizar energia elétrica é um dos mais relevantes pontos positivos de implementar as fachadas de vidro. As entradas de luz não são bloqueadas pelas paredes, o que dispensa a utilização constante de luzes artificiais, refletindo nas contas de energia e, consequentemente, em seu bolso. Outros benefícios incluem:
- Isolamento acústico: algo comum em muitos centros comerciais e grandes empresas, a pele de vidro viabilizar o grande benefício de amenizar ruídos e barulhos externos, algo ideal para as empresas que se localizam em grandes cidades e regiões barulhentas;
- Conforto térmico: selecionar o tipo mais adequado de vidro é imprescindível para deixar os ambientes com uma temperatura mais amena e agradável. Assim, os vidros reflexivos são a melhor escolha, à medida que dispersam o calor, podendo, até mesmo, dispensar a utilização de ar condicionado;
- Selos de sustentabilidade: benefício frequente em organizações que buscam comprovantes externos que possam certificar que suas práticas seguem os padrões de sustentabilidade. Como vantagem adicional, suas estratégias de publicidade e marketing também podem se beneficiar com a divulgação para o público da preocupação de sua marca com o meio ambiente;
- Dispensa a utilização de cortinas: ao pensarmos em pele de vidro, imaginamos uma excessiva entrada de luz do sol. Não obstante, os vidros fumês e refletivos são capazes de controlar essa entrada de luminosidade e, assim, dispensar a utilização de cortinas;
- Apelo estético: quando a pele de vidro está equilibrada e bem planejada para se adequar ao seu projeto, ela valorizará a estrutura do prédio, seja ele residencial ou comercial. Tenha em mente que os vidros conferem um aspecto mais moderno, deixando a edificação com um visual incrível por dispensar revestimentos e pinturas.
Quais são as maiores desvantagens da pele de vidro?
Nem tudo pode ser perfeito, não é mesmo. Sendo assim, o custo é um elemento que tende a pesar bastante na hora de se decidir pela utilização da pele de vidro. Os materiais são fornecidos e as atividades necessárias para a instalação são feitas por profissionais especializadas que, infelizmente, não são tão comuns em nosso país.
Além do fato de que a baixa concorrência deixa as estruturas ainda mais caras, há outras desvantagens, como:
- Limpeza: as manutenções não são muito complexas, porém, a higienização dos materiais de vidro representa um verdadeiro desafio, sobretudo, em prédios altos. Nesses casos, é necessário contratar empresas especializadas na limpeza de vidros.
- Falta de profissionais especializados: a estrutura integral dos vidros exige bastante cuidado no planejamento. Os cálculos devem ser bem efetuados, a fim de evitar inconvenientes e eventuais acidentes.
Por se tratar de uma estrutura que foge das alternativas padronizadas, é imprescindível selecionar profissionais especializados para planejar, apontar as melhores opções segundo as especificações do projeto e acompanhar as obras.
Quais são os diferentes tipos de pele de vidro?
Além das variações entre os tipos de vidros segundo sua espessura, poder refletivo e cores, a pele de vidro é classificada, também, de acordo com o seu tipo de instalação. Confira, a seguir, algumas das principais:
- Grid/Stick: essa montagem envolve todo o processo realizado na obra. Em primeiro lugar, uma estrutura de alumínio é instalada para servir de base à montagem. Em seguida, é feita uma colagem para fixar os vidros sobre a estrutura;
- Unitizado: diferentemente da instalação anterior, essa montagem é inteiramente feita na fábrica. Os vidros chegam ao canteiro de obras já fixados em suas estruturas. Nesse processo, é necessário guindastes e ferramentas para elevar as peças já prontas e instalar as estruturas;
- Híbrido: o sistema híbrido apresenta uma mistura entre os dois citados acima. Com efeito, em cada parte de uma obra um tipo de montagem é indicado, pois, em algumas situações é melhor que a colagem dos vidros seja feita na própria obra e, em outros, que sejam instalados diretamente na edificação, vindos pré-montados de fábrica.
Quanto custa a pele de vidro?
Conforme mencionado, os custos para aquisição e instalação da pele de vidro é determinante para a escolha dessa estrutura. Isso se dá porque o vidro (cerca de 8 mm) mais a estrutura metálica custa, em média, R$ 950 por metro quadrado.
A mão de obra não está incluída nesse valor, o que gera altos custos se considerarmos a instalação completa de uma fachada inteiramente revestida por vidro. Todavia, apesar dos elevados valores da pele de vidro, vale muito a pena refletir sobre a excelente relação entre custo e benefício dessa estrutura, uma vez que ela traz muitos pontos positivos, como a capacidade de diluir esses gastos a longo prazo.
É comum pensar sua utilização somente em fachadas comerciais, mas a pele de vidro é, também, uma possibilidade para todos que buscam fachadas modernas em suas residências.
Para servir de inspiração, trazemos algumas imagens de fachadas verdadeiramente perfeitas, com arquiteturas que seguem um design contemporâneo e clean, nos quais se destacam as linhas retas e belos detalhes compostos em vidro refletivo.
Esperamos que este breve artigo tenha sido útil para ajudar você a saber mais sobre a pele de vidro e a ter melhores condições para tomar uma decisão bem informada acerca da implementação ou não dessa estrutura em sua empresa ou residência.
Deixe seu comentário!