Decoração

Piso flutuante: confira as vantagens e desvantagens

Piso flutuante

Um dos processos mais importantes de finalização de uma obra é a escolha de qual revestimento colocar no chão. O piso flutuante é uma das melhores soluções para quem quer um chão moderno e estiloso. A colocação desse tipo de piso não é nem um pouco complicada. Se você ainda tem dúvidas a respeito desse piso, nesse texto você vai entender tudo sobre ele.

Muitas pessoas ficam confusas quando se deparam com o termo piso flutuante. Algumas pensam que algo vai flutuar, que vai pisar em um chão que flutua, mas na verdade não é nada disso. Você pode não ter reparado, mas sem dúvidas já pisou em muitos pisos desse tipo.

Mas afinal de contas, o que é esse piso? Por que, eles ganharam esse nome? Esses tipos de pisos são diferentes dos pisos convencionais e super práticos de serem instalados. A colocação é feita por encaixe. É justamente por causa de sua instalação que esse piso recebeu esse nome.

Quem está em busca de um piso bonito, com aplicação fácil e que principalmente não suje muito a casa na hora da instalação, pode ter encontrado o que precisava.

Ter muito entulho na hora da reforma é a dor de cabeça da maioria das pessoas na hora de reformar ou construir. Encontrar opções fáceis e que não resulte em muita sujeira é o mais ideal nessas situações.

Entenda o que é o piso flutuante

Geralmente, é muito comum escolhermos um revestimento de madeira quando temos que decidir o tipo de pavimento que vamos usar. Acontece que quando pensamos na madeira, ela acaba se transformando no próprio piso.

O termo piso flutuante nada mais é do que o piso que não é fixado diretamente no chão. Para você entender melhor, quando pensamos em piso frio, sabemos que é uma peça que foi fixada no chão com uma argamassa, certo? Então, esse tipo flutuante não utiliza nenhum tipo de massa para ser fixado.

As peças são encaixadas e instaladas logo acima do contrapiso. Entre essas camadas, é colocada uma manta para aumentar a impermeabilização. Comercialmente, esse revestimento é chamado de imitação de madeira ou vinílico, laminado, madeira estruturada ou carpete.

Quando é bem instalado, esse tipo de piso tem uma longevidade muito grande, apresentando um resultado final aconchegante e agradável. Perfeito para estar em diferentes tipos de ambientes. É altamente resistente a umidade e calor.

Apesar de ter um efeito completamente moderno, o design dessa decoração pode receber um toque clássico.

Piso flutuante

Como é feita a instalação do piso flutuante?

Os materiais mais utilizados na instalação desse tipo de piso são a raspadeira, furadeira, martelo, massa de nivelamento, serra e espaçadores. A hora da instalação do piso flutuante é a mais importante, pois são necessários alguns cuidados extras para que sejam evitadas possíveis deteriorações.

O piso que receberá esse tipo de revestimento deverá ser coberto com uma manta de polietileno, junto com uma lona plástica que serve como impermeabilizante. É importante que não ocorra nenhum desnivelamento. Algumas empresas inclusive, usam uma manta de EVA, excelente isolante térmico.

Essas tábuas que compõem o piso flutuante devem ser cerradas e colocadas em uma disposição de até 1 centímetro da parede, pois se dilatarão e precisarão de espaço para que isso aconteça.

A cola utilizada é de PVA e quem deve manusear esse tipo de cola são apenas os profissionais habilitados para isso. É indicado que apenas pessoas habilitadas manipule esse tipo de piso, para que não fique desnivelado.

Sempre a melhor opção é contratar pessoas que possuam uma mão de obra qualificada e especializada, pois saberão utilizar os materiais adequados na hora certa.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do piso flutuante?

Existem algumas vantagens e também desvantagens de se escolher esse tipo de piso flutuante.

Relacionamos algumas a seguir para você conhecer e escolher se vale a pena colocar esse tipo de revestimento no chão da sua casa.

Vantagens de colocar um piso flutuante na sua casa

1 – Muito semelhante com a madeira

Sem dúvidas, essa é uma das melhores vantagens que se tem ao escolher um piso flutuante. A aparência e a semelhança com a madeira são enormes e o custo benefício muito atraente.

2 – Melhor custo benefício

O custo benefício desse tipo de piso é excelente, pois é mais barato que a madeira e se parece muito com ela. Ou seja, se você pretende fazer o seu chão, utilizando um material que seja bem parecido com a madeira, mas que não queira gastar muito, essa é a melhor opção.

3 – Isolamento acústico

Se a instalação for feita de maneira correta, com a manta intercalando com o piso, o resultado é excelente. Pessoas que moram em apartamentos e que não querem ouvir muitos sons do andar de baixo, podem experimentar para ver a sua eficácia.

4 – Isolamento térmico

Diferente dos pisos de cerâmica, que geralmente são mais frios, os desse tipo costumam ser mais quentes. Ou seja, deixam o ambiente mais quentinho! Ideal para regiões mais frias do país.

5 – Sem sujeiras

Sabe aquela sujeira danada de cimento, argamassa que fica no chão com a colocação do piso frio? Então, esqueça! A colocação desse piso é rápida, sem sujeiras e não necessita de grandes obras, ou seja, sem sujeiras.

Piso flutuante

Desvantagens de colocar um piso flutuante na sua casa

1 – Aumento do barulho interno

Apesar de oferecer um ótimo isolamento acústico, impedindo que o barulho externo entre no ambiente. Esse tipo de piso aumenta o barulho interno, por exemplo, quando algum objeto cai no chão, o barulho é enorme.

2 – Não é impermeabilizante

Uma das desvantagens quando se fala de pisos desse tipo é a sua incapacidade de ser impermeabilizante. Por isso, não devem de maneira nenhuma ser utilizado em áreas mais molhadas. A limpeza deve ser feita com um pano úmido apenas.

3 – Fácil de riscar

Esse tipo de piso pode sofrer alterações como riscos quando algum móvel é arrastado. A recomendação nesses casos, é utilizar feltro nos pés e rodízios de móveis.

Considerações finais

Antes de colocar o piso flutuante na sua casa pesquise os melhores preços e veja se a localização da instalação está adequada. Não saia colando as madeiras de qualquer jeito, prefira sempre contratar uma mão de obra especializada.

Deixe seu comentário!