Decoração

Decoração de primeira comunhão: dicas para você arrasar

Decoração de primeira comunhão

A decoração de primeira comunhão é de grande relevância para a vida dos cristãos. Ou seja, a celebração representa um dos mais importantes sacramentos do catolicismo, depois do batismo. Posto que serve como uma espécie de “apresentação” dos aprendizados religiosos à criança comungada.

Se bem que esses eventos tendam a ocorrer aos domingos, é relativamente fácil reunir familiares e amigos que desejem prestigiar o acontecimento, presenciando, também, a missa. Logo após, tudo colabora para a realização de uma linda festa.

Desde que, para uma festa relativamente simples, é imprescindível uma mesa com docinhos, salgadinhos, bolo e, inclusive, lembrancinhas para os convidados, como é comum, por exemplo, em festas de aniversário.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, algumas excelentes ideias para você escolher, entre as centenas de possibilidades, qual a melhor forma de surpreender a todos, oferecer um lindo espaço e encantar o ambiente. Boa leitura!

Plantas na decoração de primeira comunhão

A fim de que você possa garantir uma decoração receptiva e linda, as flores são excelentes alternativas, uma vez que podem ser utilizados desde grandes vasos a pequenos arranjos aos pés de sua mesa central. Ou por outra, considerar a utilização de mesas de vidro pode trazer ainda mais leveza, de modo geral, ao ambiente.

Molduras brancas

Por certo, as molduras brancas podem deixar a sua mesa principal, a um só tempo, elegante e simples. Não apenas isso: trata-se, também, de uma excelente alternativa caso você não deseje utilizar muro inglês ou balões.

Bíblia aberta

Enfim, a Bíblia é a ferramenta principal de um cristão, não é verdade? Inegavelmente, ela pode ser incorporada à decoração. Assim sendo, selecione o seu Salmo favorito ou outra citação de sua preferência, posicionando-a na mesa central de modo decorativo, a fim de abençoar a sua festa.

Forma inovadora de servir docinhos

Mesmo que os doces sejam lugares-comuns em festas, que tal apostar na inovação e criatividade? Ao propósito, você pode, por exemplo, servir, em cálices, gelatinas com marshmallow em cima, remetendo à hóstia e ao vinho, representando o corpo e o sangue de Cristo.

Bolo personalizado

Logo que se decidir pelos elementos mais básicos do evento, tenha em mente que um bolo personalizado, com o desenho da criança comungada, por exemplo, poderá trazer um visual mais infantil ao evento.

Anjos pendentes de um céu de balões

Antes que você escolha fazer algo desse tipo, tenha em mente que é necessário que os balões brancos sejam arranjados de tal maneira que simulem nuvens sobre as decorações da mesa. Ademais, confira destaque a anjinhos pendentes, tal como se eles estivessem descendo dos céus para abençoar essa celebração.

Espírito Santo posicionado no centro da mesa principal

Sobretudo, é bastante comum, em decorações de primeira comunhão, a utilização desse símbolo centralizado e logo acima da principal mesa do evento. Assim também, ele pode ser pendurado na parede, à cortina, aparecer em um quadro ou sob a forma da clássica pombinha da paz, entre outras possibilidades.

Mesas rústicas

Além disso, a cor branca – predominante na decoração de primeira comunhão – favorece o uso de madeira como base para a criação de um interessante contraste entre as cores. Assim que as mesas rústicas forem espalhadas pelo ambiente, sua articulação com os elementos próprios à decoração clássica criará um efeito bem especial!

Decoração de primeira comunhão

Destaque especial ao nome da criança

De tal forma que as festas de aniversários infantis sempre sinalizam os nomes dos aniversariantes, essa tradição também integra as celebrações de primeira comunhão. Em primeiro lugar, não importa o material escolhido: o nome pode estar gravado em papelão, em adesivo na parede ou, até mesmo, esculpido em madeira.

Rosas brancas

Analogamente, para deixar a sua mesa repleta de bom gosto e de luz, os arranjos com rosas brancas são ótimas sugestões. Do mesmo modo, essas flores representam a inocência e a pureza, sinalizando adequadamente o início da criança em sua vida cristã.

Muro inglês

Certamente, o muro inglês – um fundo clássico composto por folhas artificiais ou naturais – combina perfeitamente com o clima de uma festa de primeira comunhão. Afinal, os elementos que simbolizam o Espírito Santo ficam lindos quando centralizados em meio às tonalidades verdes das folhas.

Lembrancinhas

De maneira idêntica, encomende lembrancinhas customizadas com o nome do comungado ou a data de celebração, a fim de distribuir aos seus convidados. Em contrapartida, coloque, junto às velas, bilhetes com pedidos de bençãos à criança quando as pessoas forem acendê-las posteriormente.

Cadeiras de convidados com asinhas de anjos

Da mesma forma, outro modo de inovar consiste em decorar as cadeiras dos convidados com asinhas de anjos. Por fim, eles ficarão encantados com esse elemento adicional que os converterá em verdadeiros anjos na vida da criança comungada. De conformidade, lembre-se que os temas angelicais podem estar presentes, também, em outros itens da decoração.

Painel grande com o Espírito Santo e folhas

A fim de obter um efeito similar ao mencionado em relação ao muro inglês, você pode compor lindas montagens com a figura da pomba branca que remete ao Espírito Santo. De acordo com esse princípio, posicione a imagem em uma moldura clássica e grande em meio às folhagens.

Docinhos personalizados

Principalmente, os docinhos devem ganhar algum tipo de elemento que relembre o tema geral do evento, como sinalizadores que tragam as figuras de anjos de anunciação que, por sua vez, representam a comunhão.

Decoração elegante para garotos

Desse modo, as cores mais comuns em festas infantis masculinas são o azul e o verde. Por menos que faça diferença, efetivamente, se o comungado é menino ou menina, essas cores articulam-se bem com elementos prateados e brancos. Primeiramente, assegure destaque especial ao cálice de metal e ao crucifixo, trazendo elegância à sua mesa.

Balões brancos e amarelos ao fundo

Eventualmente, você pode preferir esse tipo de decoração cheia de bom gosto, simplicidade e capricho. Bem como o painel deverá ser composto por balões em cores alegres, pacíficas e claras, o visual resultante definirá bem o momento de primeira comunhão.

Detalhes metalizados na cortina

Similarmente, outra excelente dica para compor o painel da sua mesa de bolo consiste em utilizar véus ou cortinas com detalhes brilhantes – prateados ou dourados. Com o fim de trazer um brilho extra ao visual da decoração de primeira comunhão, essa é uma alternativa perfeita.

Deixe seu comentário!